sexta-feira, 25 de novembro de 2011

"Plantas e bichos"

Sei que podem acabar me odiando porque parece que estou fazendo cú doce com esse negócio daquele assunto que não se resolve nunca, mas acreditem, eu estou tão paranóica e frustrada com a demora quanto vocês. Não queria ter que sair dando ultimatos por aí, mas ao que tudo indica, vou ter que acabar fazendo isto, o que pode significar um atraso ainda maior dos meus projetos... É bem como dizem:Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come!... Por que as pessoas gostam tanto de complicar as coisas ao invés de aceitar a realidade e agir conforme ela? Eu estou fazendo tudo da minha parte para que tudo se resolva pacífica e rápidamente, estou tentando continuar com a minha vida apesar desta horrível sensação de estagnação, de limbo, de expectativa quase insuportável. Estou lutando contra o desânimo, a raiva, a mágoa e o estresse, porque sei que são sentimentos que nos deixam doentes, mas tem hora em que é quase impossível. Não estou conseguindo trabalhar, criar, produzir, me interessar por nada além da atitude de "alguém" que estou precisando para que tudo volte a se movimentar, para que eu possa tocar meus planos e a minha vida... Ainda bem que estamos quase saindo de férias na fundação, então não há muito para se fazer, a não ser preparar as apresentações do natal, o que não é muito complicado porque estes alunos têm bastante experiência, então a gente não precisa ficar em cima deles. Se tivesse mais responsabilidades acho que não conseguiria dar conta delas, para vocês verem como as coisas estão ruins. Mas, como não posso fazer outra coisa a não ser esperar e ser paciente  e continuar com a minha vida para não pirar ou sair xingando ou batendo em "alguém", mantenho as minhas rotinas saudáveis. Pelo menos servem para fazer de conta que está tudo bem. Em dezembro vou ter mais tempo ainda, porque vou voltar a trabalhar só de  (acabaram-se as horas extra!) então vou retomar as caminhadas todos os días, o que sempre foi fonte de prazer, meditação positiva e relaxamento. Espero que isso ajude a me sentir melhor!... Mas a solução seria, mesmo, "alguém" tomar uma atitude de uma vez por todas.
    E vamos à crônica de hoje!

    Plantas e bichos são, definitivamente, uma ótima terapia para qualquer neurose, depressão, angústia ou medo, pois ao nos ocupar -e preocupar- com estes outros regando, podando, alimentando, dando banho, conversando, cavando ou brincando, somos obrigados a salir de nós mesmos e do nosso mundo pequeno e opressivo e a nos envover e encantar com o que vive fora de nós, com esta criação milagrosa e cheia de detalhes reveladores, nos responsabilizamos por algo além das nossas aflições e necessidades e, de uma forma ou de outra, aprendemos a relevar, a encontrar saídas e respostas ao interagir com algo que não interfere, não cobra, não julga nem condena o nosso comportamento, não põe prazos nem deseja nada além de carinho e cuidados básicos... O jardim é meu, eu o criei, escolhi cada planta, cada árvore, desenhei canteiros e dispus o lugar de flores, arbustos e pedras, escolhi o tipo de grama, as lajotas e trepadeiras, portanto tenho uma ligação com ele e sei que se não cuidar dele, acabará amarelando e secando, mas mesmo assim, nenhuma palavra ou gesto de recriminação sairá dele. Me sinto livre e leve toda vez que trabalho na terra, que podo os arbustos ou águo os vasos e canteiros, quando espalho migalhas em cima do muro ou troco a água do bebedouro dos passarinhos, pois não há pressa, não há exigências,não há regras; este jardim é uma interminável sucessão de pequenas maravilhas e milagres que fazem bem à minha alma, me dão alegria e ânimo, me lembram que a vida é superior a qualquer problema, a qualquer perda ou fracasso e que sempre devemos continuar, virar a página, porque as estações vão e vêm, os ciclos se cumprem, se nasce e se morre, e nenhum pingo da toda a minha preocupação pode mudar isso.
    Já com os animais -minhas duas cadelas e os passarinhos que vêm comer pão- a companhia, a fidelidade, o amor  incondicional, a lealdade e a capacidade de viver cada momento plenamente que eles demonstram são um exemplo para nós, que vivemos planejando e sofrendo por futuros que não existem, correndo, fofocando, traindo, nos magoando, pisando e desprezando os outros, valorizando-os pelas suas poses e pelo que podem fazer em nosso favor ao invés de aproximar-nos deles pelo que são, pelo que podemos aprender e partilhar com eles. O cachorro se conforma alegremente com um pedaço de pão seco, se for só isso que o dono tem, e com uns afagos na cabeça e na barriga, com algumas palavras ou simplesmente um olhar carinhoso; nunca ficará bravo porque não somos perfeitos nem fará cenas de ciúme, não exigirá comportamentos, padrões, atenção absoluta, nunca mentirá nem trairá a nossa confiança. Então, quem melhor para nos sentirmos à vontade e fazer confissões que a ninguém mais faríamos?...
   Definitivamente, plantas e bichos curam, enriquecem, nos tornam seres humanos melhores.

Um comentário:

sol disse...

pacita,meu amor,que seus desejos mais intimos sejam realizados.vc nunca estara longe de mim,pois nossos pensamentos sempre andam lado a lado.nao tenha medo de sonhar.os sonhos,fazem com que possamos viver duplamente e isso ja é um premio.se nos reencontrarmos daqui a cem anos,nossa conversa sera a mesma rsrsr,sobre nossos sonhos...bjs amada.