quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

"Verdades"

    Ainda aguardando novidades para apaziguar este estresse da venda das propriedades e a compra do nosso apartamentinho, porém, totalmente disposta a me manter animada e alegre -porque, de que adianta ficar deprimida e mal-humorada? Isso nao vai ajudar em nenhuma situacao, por mais séria que ela seja- cá estou, inspirada para escrever, desenhar, pintar e fazer as minhas contemplacoes por ali. É que este país e sua gente nao páram de me surpreender e me encantar, de me dar as boas-vindas e me brindar todo tipo de oportunidades para tudo... Na verdade, o único que me falta para ser completamente feliz -além do apartamento, é claro- é encontrar uma massagista que me conserte esta contratura que me judia já faz umas duas semanas. Me recomendaram uma, mas quando fui lá, vamos dizer que nao é que contribuiu lá aquelas coisas para que me sentisse melhor. Muito incenso, muito papo sobre energias negativas, pedrinhas e maquininhas elétricas que só me deixaram mais torta, fora uma maca que quase acabou de aleijar-me... Cheia de boas intencoes, nada onerosa, mas nao aconteceu nada. Entao, estou arrumando uma outra que vem a domicílio e é quinesiologista, pelo que pressumo que deve entender do negócio... Tomara que me endireite porque já estou de saco cheio de tanta dor e tanta rangedeira. Deviam ouvir os concertos de rangidos y estralos das minhas costas e meu pescoco! Sao de dar arrepios!...
    Entao, enquanto a minha salvadora nao aparece, vou posteando esta crônica sentada na cadeira, bem empertigadinha. E vai ser bem curtinha porque nao aguento muito tempo digitando... Nossa, parece que estou com um cabo de vassoura nas costas!...


"A verdade nao é tua nem minha, mas de todos", escrevia sao Paulo numa das suas cartas, referindo-se a que ninguém é o dono da verdade, mas que ela existe para pertencer a todos. Nao tem um único corpo ou manifestacao, mas está dividida em infinitas partes (tantas quantas sejam necessárias) que cada um pode aplicar a si mesmo; no entanto, se juntamos estes fragmentos, veremos que encaixam perfeitamente, formando um único conceito. Eu sou a dona da minha parte e outro é o dono da dele, que pode ser aparentemente muito diferente, mas isto nao significa que temos de tentar impor a nossa aos outros. Cada um sabe por que escolheu a sua e de que forma a utiliza para progressar, aprender e ser feliz. Existe todo um contexto que precisamos entender antes de julgar ou condenar a verdade de outrem, tendo em mente que todas as verdades sinceras nos levarao ao mesmo lugar, mesmo que as nossas práticas sejam completamente diferentes. Uma verdade comprometida com o medo, a ignorância, o radicalismo, a intolerância e o preconceito é, na verdade, uma mentira. A verdade precisa ser livre e espontánea, precisa procurar o bem, a compaixao, a felicidade, a uniao e a lealdade; nao pode oprimir, punir, segregar, manipular,mas levar ao anseio de perfeicao e uniao, de paz e equilíbrio, à humanizacao e ao crescimento de todos. Esta é a verdade para todos, nao importa seu nome, cor ou forma. Se está dirigida ao bem, entao será universal.

Nenhum comentário: