sábado, 11 de janeiro de 2014

"Aqui, agora"

   A coisa está féia por aqui com toda a fumaca dos incêncios forestais que estao acontecendo perto de Santiago. Está invadindo a cidade e deixando-nos a todos com os narizes e gargantas irritados, a boca seca, sem poder fazer exercício ao ar livre e estragando a vista da nossa formosa cordilheira... Bem agora que vamos finalmente nos mudar  e ter  esta paisagem incomparável todo dia da janela!... Mas tudo bem, suponho que os bombeiros conseguirao controlar o fogo (isso, claro, se os terroristas cooperam e param de jogar gasolina e fósforos na mata) e toda esta situacao acabará. De qualquer jeito, hoje nada pode estragar a minha felicidade. Estamos a uma semana de estrear nosso apartamento próprio, as nossas cadelinhas e todas as coisas novas que compramos. -e as que ainda estao faltando... Quem poderia se sentir infeliz nestas circunstâncias, mesmo com o nariz ardendo e a garganta doendo? Esses sao meros detalhes para a felicidade!... Ah, e falando em felicidade: amanha tem conto novo!.
   Entao, aqui vai a da semana, entre espirros, tosse e gotinhas lubrificantes:



   É incrível o problema tao grande que temos para entender e  vivenciar o "aqui, agora" Nao sei por que nao conseguimos assimilar a nocao de "presente", que na verdade é o único que possuímos se de tempo se trata, e teimamos em nos angustiar pelo futuro e nos lamentar pelo passado. Às vezes estamos tao preocupados por estas duas coisas que simplesmente nao vivemos o presente, o deixamos passar com os olhos no amanha ou no passado sem perceber nem aproveitar o que ele tinha para nos oferecer. Se fala tanto deste famigerado "aqui, agora" e se oferecem mil fórmulas para aprender a apreciá-lo e ter consciência dele, porém, até o momento nenhuma delas têm nos feito entendê-lo ou fazer com que o transformemos em parte da nossa existência. Somos criaturas impacientes e ansiosas, controladoras, muito dadas à auto compaixao, entao nao conseguimos nos desprender da sensacao de poder que nos dá o fato de planejar um futuro e viver nele à partir de agora. Porém, esquecemos que esse futuro se construirá de todos os presentes que sejamos capazes de viver e assimilar e que cada momento do hoje é um passo na sua direcao, um passo que carrega a sua licao, sua direcao, sua dica para que possamos construir esse futuro sobre alicerces firmes e reais. Da mesma forma, o passado nao é para ser lamentado, mas tomado como licoes que precisávamos aprender para que nos ajudassem no presente. O que passou, passou. Ainda nao existe uma máquina que nos leve de regresso ao passado para consertar nossos erros; mas mesmo que existisse, seu resultado seria o caos absoluto, pois o presente e o futuro seriam moldados e re-moldados constantemente segundo os nossos arrependimentos, conveniências e caprichos.
   "Aqui", "Agora", palavras misteriosas, que mais parecem uma cábala ou uma fórmula mágica quase inatingível. O que é "aqui"? Qual é o "agora"? Como se vivem? Sao tempos novos, conceitos ideais, impossíveis para nós? Sao algum tipo de perfeicao? O ser humano poderá alguma vez libertar-se das suas ansiedades, da sua impaciência, da sua necessidade de controlar? Pois se nao o faz, lhe será realmente impossível viver "aqui e agora", porque isto implica entrega, fé, confianca, serenidade,  constante expectativa e aceitacao diante do desconhecido... Mas nao sei se nós gostamos desses termos.

Nenhum comentário: