sábado, 15 de fevereiro de 2014

"Como você sabe?

    Hoje o dia está meio esquisito para ser verao: nublado e meio escuro, entre caluroso e fresco, com vento. Está como para sentar e escrever um conto de mistério... Mas vou deixar isso para meu outro blog, o de histórias. E à propósito, amanha tem conto novo, o último daqueles que meus alunos me enviaram para desenvolver. À partir da próxima vez serao somente meus. Mas nao é porque ninguém me enviou ideias, senao porque agora retomei a producao e estou cheia de inspiracao -e tempo- para trabalhar. Entao, quem perdeu, perdeu... Mas nao estou chateada, porém, como já estou tendo a minha própria producao, vou me dedicar a ela. Nao posso desperdicá-la! Já estou fucando em tudo que é concurso de contos!
    E aqui vai a da semana, que é outra das curtinhas.


    A gente julga com tanta rapidez e leviandade!... Você cruza com alguém que tem um andar esquisito, ou que faz gestos diferentes ao falar, uma pessoa mal vestida, com o cabelo estranho, um tom de voz inusual, gordo, féio, meio desengoncado, e imediatamente lhe bota um rótulo, o critica, o menospreza, ri, porque pessoas assim lhe fazem sentir superior, quase perfeito, poderoso. Mas nao se dá ao trabalho de parar um instante para se perguntar qual é a sua história, a física e a psíquica. No lhe interessa se aproximar e investigar -ou pelo menos conjecturar- por que é desse jeito. Nao, você passa por ela e solta seu comentário malévolo que, com certeza, diverte e é apoiado por aqueles que estao com você... Mas, você tem se olhado  demoradamente no espelho? ¿Tem se filmado ou fotografado com seu celular último modelo? Tem perguntado aos outos como lhe enxergam? Como sabe se você mesmo nao é objeto de comentários e risadinhas pelo seu jeito de caminhar, de comer, de se vestir, de falar?... Todos temos sempre algo a dizer com respeito aos demais, mas esquecemos que a coisa pode -e com certeza o faz- funcionar no sentido oposto e fazer com que sejamos nós o motivo de comentários e piadas.
    Entao, que tal um pouco de respeito, de compaixao e empatía com os nossos semelhantes?

Nenhum comentário: