sábado, 12 de abril de 2014

"Detalhes técnicos"

    Parece que finalmente a terra decidiu ficar quieta um pouco, pelo menos aqui, entao podemos dormir um pouco mais tranquilos. Teve um tremorzinho ou dois, mas nada para se alarmar. Este prédio é novo e foi construido com todas as novas normas anti terremotos, entao o que mais acontece é que balancamos adoidados. Tanto, que às vezes achamos que estamos passando mal -tipo queda de pressao ou coisa parecida- e demoramos um pouco para perceber que nao é nada disso e que, na verdade, está tremendo.  Nao é a coisa mais agradável do mundo, mas é isso mesmo e sempre será, entao tem que se conformar e confiar que as construcoes resistirao, ou que os tremores nao serao tao violentos... Porém, todo o resto neste país compensa as chacoalhadas... Eu sei que estou ficando chatinha ao respeito, mas é que depois  de 30 anos longe da terra natal, o único que se pode sentir por ela é amor, apesar de qualquer coisa. Sigam meu conselho, voltem, sempre voltem. Melhor, tentem nao ir nunca embora, pelo meno nao para sempre. Nao tem nada como a pátria, como bem dizia meu pai.
    E ainda estremecida, porém confiante, aqui vai a crônica de hoje.  Vou ver se esta semana escrevo um novo conto e o posto semana que vem.



    Sempre fui uma pessoa que encontra saída para os problemas e me sinto muito contente e orgulhosa disto, pois é deste jeito que a gente se transforma numa autêntica lutadora e numa vencedora. Às vezes posso demorar um pouco para entender, aceitar  a briga e encontrar a solucao para atingir meu objetivo, mas nunca desisto. Sempre acabam me ocorrendo vias alternativas porque acredito firmemente que em todas as situacoes -menos na morte, como dizia a minha avó- há portas que abrir, existem desvios, caminhos inesperados e engenhosos que podem ajudar a gente a sair de momentos problemáticos. Basta abrir-se para estas possibilidades/oportunidades, acreditar que sim existem e estao à nossa disposicao se escolhemos lutar por aquilo que desejamos ou sair de um conflito. É a única forma de se acostumar a enxergá-las e utilizá-las. Acreditar que se pode é o primeiro passo para a vitória. Trata-se de um tipo de disposicao que precisamos aprender a ter e usar desde pequenos diante dos acontecimentos desfavoráveis. Todos temos esta disposicao, basta botá-la para funcionar. É claro que é muito mais fácil  sentar-se e lamentar a má sorte, a crueldade da vida e a indiferência dos outros, mas, na verdade, esta atitude nao nos leva a lugar algúm a nao ser à auto-piedade, que é um dos piores estados de espírito que se pode ter. Acreditem, eu sei bem. Presentar batalha é sempre mais difícil, mas no fim, compensa muito mais do que ficar esperando a piedade dos demais e botar a culpa neles se as coisas nao dao certo ou se nao ajudam como esperávamos. A gente tem que se valer, precisa querer lutar por si mesma, precisa querer vencer. Podemos passar por momentos de escuridao e desalento, é normal, porém, a graca é conseguir sair deles, acender a luz, abrir a porta, levantar-se e olhar para frente, reencontrar o caminho, sem medo de errar, porque o erro é permitido, já que sempre se pode voltar atrás. Agora, desistir... Isso nao é uma opcao.
    Se nao tenho um computador ainda, escrevo à mao, como fazia antes, até que possa comprar um. O importante é nao perder as inspiracoes, pois elas sao um presente divino e irrepetível.Se nao consegui aquele emprego, trabalho numa outra coisa até aparecer algo melhor, mas nao fico a chorar e me desesperar. Meu namorado foi uma tremenda desilusao? Mando ele passear e aproveito a liberdade para me divertir e manter o coracao aberto. Viro a página. Estou com pouca grana? Aperto o cinto e poupo, sabendo que este sacrifício valerá a pena e me manterá tranquila e segura. Fora isso, saibam que uma vida modesta pode ensinar-nos muita coisa à respeito de valorizar o que é realmente importante para a verdadeira felicidade.
    Nao podemos perder tempo na vida lamentando-nos e deixando-nos derrotar por estes "detalhes técnicos!".
    

Nenhum comentário: