sábado, 28 de junho de 2014

"O dom da gratidao"

    E hoje é o dia do jogo do Chile com o Brasil... Mue coracao está dividido!... É claro que quero que o Chile ganhe, porém, se isto chega a acontecer, vou ficar triste pelo Brasil. Bom, na verdade, por mais que eu torca por um time, sempre me entristeco pelos derrotados, pois me ponho em seu lugar e deve ser muito duro... Hoje o dia está deslumbrante (espero que isto seja um bom sinal!) mas terrívelmente frío. Bom poder ficar em casa, quentinha, bebendo um chazinho de hortela. Inspirador...
    E aproveitando isto, aqui vai a da semana, que nao só pode cair que nem luva em vocês, mas sobretudo em mim mesma neste momento. Curta e grossa.

    Que histórias carregam as pessoas!... A gente cruza com elas em todo lugar e nem imagina o que podem estar vivendo, ou o que já viveram, como e por quê sao do jeito que sao, por que agem como o fazem. É que às vezes nos centramos tanto em nós mesmos, em nossas dificuldades e dores, que perdemos a capacidade de perceber que existem outras pessoas no mundo com muitos mais problemas, com dramas e traumas enormes que nós talvez nem seríamos capazes de suportar. Estamos tao pendentes do que nos acontece -por vezes fazendo verdadeiras tormentas num copo d'água- e tao cheios de auto-compaixao e desejo de atencao, que nao temos a humildade nem o desprendimento de sair do nosso mundo egocéntrico e perceber -aceitar- que, na verdade, o drama nao é tao grande assim, que temos opcoes, que temos saúde, casa, comida na mesa, família, emprego; que estamos reclamando de barriga cheia. Maltratamos e injusticamos sem pensar duas vezes porque nos sentimos maltratados e injusticados pela vida, sem pensar que aquela mulher pela qual acabamos de passar talvez daria tudo por ter a nossa vida, os nossos"problemas" e "necessidades".
   Sempre temos que comparar, temos que conhecer outras histórias, mas nao para nos resignar, e sim para nao perder o dom da gratidao.

Nenhum comentário: