sábado, 9 de maio de 2015

"Mais um passo"

    Já estou preparando uma nova selecao de contos curtos, entao se preparem porque é quase certeza que o próximo fim de semana terao mais para ler. Parece que agora que passo mais tempo sozinha no apê tenho mais tempo para escrever, mas na verdade nao é bem assim, pois continuo fazendo as mesmas coisas que quando a minha filha trabalhava só nos finais de semana... Talvez demoro menos para preparar o almoco, lavar a louca ou arrumar as coisas?... Nao sei, mas a sensacao é de que realmente me sobra mis tempo para fazer mais coisas, entao pretendo aproveitá-lo na só escrevendo, mas também passeando e observando tudo e todos, como eu gosto. E isso é muito bom porque vira material precioso para estas crônicas e os contos, entao...
    E com esta perspectiva animadora, sento aqui para escrever a crônica da semana. Tomara que gostem!... E comecem a se mexer!



   Cheguei à conclusao de que fazer exercício nao é bom tao somente para o corpo, mas também para a mente e o espírito. Trotar requer um esforco continuado -como qualquer outro exercício- ritmo e persistência, controle da respiracao, postura correta, roupa e tênis adequados, hidratacao, alongamento. O  início é tao importante quanto o final, assim como a quantidade de tempo e desgaste que sofremos. Definitivamente, testa a nossa resistência. E é aqui que entra -mesmo se parece esquisito- a parte espiritual.
    Eu troto mais ou menos entre meia hora e 45 minutos todo dia numa grande praca na frente do palácio de governo, perto de casa. Quando comeco estou cheia de gas, me sinto leve e ágil, rápida, o corpo desperto e transbordando energia. Após uns 15 minutos já estou suando e ofegante, os músculos estao retesados, o corpo se sente um pouco mais pesado e as passadas ficam mais lentas sem que perceba.... Chegando à meia hora, já estou pensando em dar uma paradinha, reduzir o ritmo, e os bancos de madeira comecam a piscar para mim... Pareco estar chegando ao limite da minha resistência e acho que nao conseguirei continuar... Entao, olho para o fim do quarteirao e penso: "Só mais um pouco, nao está tao longe"... E fazendo um esforco consciente, dou mais um passo. E de repente é como se tivesse cruzado algum tipo de umbral, de fronteira, como se tivesse quebrado algum limite e, subitamente, todo meu cansaco desaparece e posso trotar até uma hora mais. As pernas param de doer, a respiracao se torna ritmica e controlada, o coracao sossega, em harmonia com este novo estado..
    Retomo o exercício com ânimo renovado, tranquila, e reflito: é assim também para tudo na vida. Sempre tem que dar mais um passo, atravessar uma fronteira, fazer o movimento de forma consciente e decidida. Estamos constantemente enfrentando o cansaco, o desânimo, a frustracao, a auto-compaixao. É aí que achamos que seremos derrotados, que nao conseguiremos seguir em frente que é melhor desistir. Mas é justamente nesse momento que precisamos respirar fundo, erguer o corpo  -e o espírito- e dar esse próximo passo, porque depois dele nada vai nos deter e com certeza seremos capazes de chegar muito mais longe do que esperávamos.

Nenhum comentário: