sábado, 17 de outubro de 2015

"Treinamento"

    Hoje sol, amanha nuvens, depois um pouco de chuva e novamente o sol, às vezes tímido, às vezes radiante... Assim como a nossa vida, que por vezes parece fácil e feliz e outras se nos apresenta difícil e sacrificada, em muitas ocasioes requer de paciência e fé, nos testa quase com crueldade, sem que consigamos entendê-la ou aceitá-la... Mas logo a tempestade passa e o sol brilha novamente, tudo fica claro, se equilibra e somos capazes de compreender o motivo dos empecilhos que nos assaltam. Sao licoes, provas para nos fortalecer e nos tornar mais sábios e compassivos... E é deste jeito que eu ando por estes días, me perguntando um monte de coisas que nao consigo entender, mas que tento aceitar numa boa, com otimismo e coragem, porque tenho certeza de que logo entenderei tudo e esta ponte será atravessada com sucesso...
    E para distrair a atencao desta situacao que por momentos pode parecer desesperadora e sem saída, incomprensível, sento aqui para escrever e curar a minha alma, olhar à minha volta e me sentir grata por tudo que -apesar destes problemas- tenho...
    E nao esquecam que este fim de semana tem mais contos!


    Nada melhor do que ter um tempo livre -sobretudo pela manha, que é a minha hora mais produtiva literáriamente falando- para fazer a faxina e o almoco com calma e poder sentar para escrever, ler, escutar música, resolver cruzadinhas ou qualquer outra coisa que gostemos... O problema é que, para que isto fosse realidade, em meu caso eu teria que parar de sair para correr pelas manhas e, com certeza, isso nao seria bom para a minha saúde... Nao é que eu nao goste -aliás, é um santo remédio para qualquer estresse ou desânimo- no entanto, tem dias em que preciso de toda a minha forca de vontade para botar a roupa e sair para a rua. Nunca me arrependo depois de fazê-lo, mas que é gostoso ficar em casa (sobretudo quando faz frio) e aproveitar a manha em outras coisas, ah, isso nao posso negar... O problema é que depois de um tempo deste "descanso" tudo comeca a doer porque meu corpo já está acostumado ao exercício e o alongamento. Tenho sabado e domingo livres desta rotina e tento aproveitá-los ao máximo, porém os outros dias me obrigo a sair e fazer meus exercícios, pois sei que é para meu bem.
    E entao penso: quantas coisas nao sao deste jeito em nossa vida? Para quantas situacoes, decisoes e atitudes nao precisamos acudir à toda nossa forca de vontade, à nossa consciência, à certeza de que é o melhor? Temos mais propensao à preguica, à gula, ao ócio, à auto-compaixao, e à própria conveniência. Nos custa ser bons quando nao o praticamos todo dia, porque sê-lo é feito ir na academia. Tem que calcar o tênis e ir para o mundo treinar, suar, se esforcar e se tornar a cada dia mais forte e destro, até que o treinamento nao mais seja um sacrifício, um ato da vontade mas um prazer, um comportamento fácil e natural.
    Por isso nao me deixo vencer pela preguica e continuo saindo para correr todo dia, pois tenho certeza de que nao estou treinando e melhorando tao somente meu corpo e a minha saúde, mas também a minha capacidade para me tornar um ser humano melhor.

Nenhum comentário: