sábado, 28 de novembro de 2015

"Ciclos"

    E finalmente as chuvas foram embora e chegaram as manhas e tardes frescas e os dias quentes, mas nada de matar ainda... Certamente, nao  importa o que aconteca, o tempo continua a sua marcha, as estacoes mudam, os anos terminam, a idade nos empurra, os sonhos nos sustentam e a fé e a coragem nos tornam capazes de torná-los realidade. Suponho que isso é o que realmente importa, pois nada do material a gente leva quando vai embora, e o material que possa deixar para atrás acaba se perdendo, se deteriorando, se desvalorizando. Já o que fomos, o que fizemos, os exemplos que demos, o amor que entregamos, isso sim fica para sempre e nos torna imortais. É melhor sermos lembrados pelo que fomos e fizemos do que pelo que tivemos.
    E antes que me esqueca! Amanha tem contos novos em pazaldunate-estorias.blogspot.com


    Cada vez mais acredito que a nossa vida se divide em ciclos que precisamos seguir e respeitar, passando de um a outro para aprender e crescer, para nos tornar melhores pessoas. É claro que cada um tem seu próprio tempo para passar por eles, porém, uma vez que ele acaba, tem que virar a página e passar pro próximo, levando consigo o que se aprendeu naquele que acaba de se fechar. Caso contrário a gente acaba ficando estagnado, prejudicando outros, já que fazemos parte de seus ciclos. Todos deveríamos nos mexer ao mesmo tempo, percebendo e aceitando os finais e inícios dos nossos ciclos. Seria uma boa forma de manter alguma harmonía.
    Outro dia, o personagem de um filme disse algo muito sábio, apesar de que poderia parecer cruel: "As coisas, pessoas e situacoes permanecem neste mundo e em nossas vidas enquanto sao necessárias"... Falava para um outro personagem que se negava a aceitar a perda de um ser querido. E eu acho que ele estava certo, pois parece a melhor forma de aceitar as perdas e seguir em frente. Se alguém ou algo vai embora, se uma situacao muda, é porque seu ciclo em nossa existência, na história, acabou. Às vezes pode nos parecer injusto ou cruel, porém, com o tempo acabaremos por entender a sua razao e a sua lógica. No entanto, para que isto aconteca, precisamos nos mexer, precisamos virar essa página e continuar o caminho. Só assim encontraremos respostas. Nao é fácil -eu que o diga, que sou tao apegada às rotinas de todo tipo!- porém, quando comecamos a descobrir o lado positivo destas mudancas, percebemos que todo o esforco, a coragem, a dor e o medo que passamos ao longo deste processo para dar esse passo em direcao ao novo, valeram a pena.

Nenhum comentário: