domingo, 11 de setembro de 2016

"Perdas inenvitáveis"

    Bom, acho que o inverno está dando suas últimas esperneadas, porque ontem estávamos cozinhando, com um baita sol, as cadelas esparramadas na sacada e as sorveterías lotadas e hoje amanheceu garoando e muito frío... Quem entende? Está parecendo uma noiva fazendo doce!... Eu já tinha desligado o aquecedor e comecado a tirar a roupa de meia estacao e eis que hoje estou novamente de blusa de la, bolsa de água quente e meias... Bom, mas como ninguém gosta de ir embora, vamos deixar que o inverno demore mais um pouco pra se despedir e vamos nos cuidar pra nao pegar uma gripe... E a propósito de dizer adeus, aqui vai a crônica da semana:



    Quantas coisas, pessoas e lugares -às vezes profundamente amados- precisamos deixar para trás para seguir em frente e crescer?... É claro que gostaríamos de conservar tudo, porém, infelizmente, quando estes cumprem a sua missao em nossa existência somos obrigados a nos despedir deles para continuar o nosso caminho. Se assim nao o fizéssemos, acabaríamos levando uma carga insuportável que terminaria por nos esmagar. Faz pouco tempo assisti um filme de desenhos ("Divertidamente", da Disney-Pixar) daquelas que mais parecem ter sido feitas para adultos, como se costuma ultimamente, que numa parte trata disso mesmo. Me caíram as lágrimas ao vê-la, pois percebi que essa é uma grande e dolorosa verdade... Mas quando -e a quem mais- devemos abandonar para que a nossa vida continue em movimento e se transforme e passe pelo que precisa passar para nos tornarmos pessoas melhores, mais sábias e equilibradas? Sei que as perdas sao inevitáveis e necessárias para nos fortalecer e nos dar liberdade e maturidade, porém, numa certa altura, e após ter abandonado de uma só vez 30 anos da minha vida, eu própria me pergunto se ainda falta mais alguma coisa... Qual a visao que preciso ter agora? Qual a vida que me aguarda? Com o que será preenchida?... Suponho que nao me resta mais que aguardar para ver.
    Porém, sempre devemos nos manter tranquilos e dispostos a vivenciar cada dia com tudo que ele traz, a continuar descobrindo e aprendendo nestas condicoes -porque é um processo natural, lógico e inevitável- e sermos pacientes, realistas e honestos com os resultados.

Nenhum comentário: