terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

"Anjos"

    Os nós vão se desfazendo, os caminhos clareando, as portas se abrindo e Deus está sempre ali, na soleira, cuidando para que tudo saia  da melhor forma possível. Bom, eu não posso reclamar, porque as etapas da minha própria história estão indo de vento em popa, com momentos difíceis, é claro, porque as perdas e mudanças nunca são fáceis -como a saída definitiva do meu esposo de casa- mas se não passamos por elas ficaremos estagnados e morreremos. Há uma quota de sofrimento em todo processo, porém não precisa insuportável nem insuperável, sobretudo se o encaramos com otimismo e fé, como uma nova oportunidade de crescer e encontrar a felicidade. Pelo menos, é assim que eu estou levando as coisas e gostaria que meu esposo fizesse o mesmo, mas, por enquanto, não parece estar lidando muito bem com os acontecimentos. Acho que ainda está em estado de choque. Está se comportando feito um cavaleiro, é verdade, e eu fico feliz por isto, mas nada tira a angústia e a incredulidade estampadas em sua face... De qualquer jeito, espero que o fato de assinarmos os derradeiros e definitivos papéis do divórcio o tragam à realidade e à tomada de novas atitudes, novos caminhos, à procura da sua própria felicidade.
    A casa está meio vazia e quieta, porém tranquila, sem tensão nem mágoa. O ar parece mais claro e leve, não há nada para esconder, para segredar, para disputar. Tudo está claro e definido. Avançamos mais um passo rumo à nova vida.
    Então, aproveitando esta gloriosa manhã livre e serena, aqui vai a crônica desta semana -ou da passada, porque o fim de semana voou e nem tive tempo de sentar aqui para escrever.


    "Através dos anos e das experiências tenho aprendido -não sem certo espanto- que as mensagens divinas nem sempre vêm embrulhadas  em lindas cores, com música, anjos e luzes ou arroubos espirituais. Para falar a verdade, são poucas as ocasiões em que elas nos pegam em momentos chamados "adequados" (meditando, rezando, contemplando um pôr-de-sol...) e às vezes são tão desconcertantes que demoramos um tempo para perceber que se trata efetivamente de uma mensagem direta para nós e que deveríamos desvendá-la e pô-la em prática... Não, às vezes, e para que não nos esqueçamos de que o mal e a desgraça caminham lado a lado com o bem e a felicidade, e que todos podemos ser vítimas delas, os recados de Deus interceptam nosso caminho mostrando-nos a dor, a solidão, a fome, a pobreza, a morte, porém não para nos assustar ou ameaçar, mas para que saibamos ser compassivos, pacientes, humildes e generosos sempre com aqueles que passam por estas dificuldades, vencendo qualquer aparência, pois o que os outros necessitam de nós hoje também podemos necessitar deles um dia.
    Definitivamente, os anjos não são todos criaturas celestiais à salvo de todo mal ou contrariedade, pelo  contrário, acho que eles gostam de assumir a nossa forma humana, falível e fraca, sujeita a erros e maldades, para se aproximar sem nos assustar e nos dar os recados de Deus de uma forma mais próxima e compreensível, pois assim recebemos as palavras divinas de alguém feito nós ao invés de uma criatura perfeita e inatingível, o que poderia fazer-nos desconfiar ou desanimar... Então, vamos prestar mais atenção à nossa volta porque, quem sabe não há um anjo justamente do nosso lado agora? Quem pode dizer e a balconista que nos atendeu ontem na loja não era um? Com quantos deles cruzamos em nosso dia-a-dia, no meio dos nossos afazeres, distraídos e preocupados, e os deixamos passar em branco?... Quem sabe, meu Deus, eu própria não sou um anjo escondido dentro desta pessoa tão imperfeita mesmo cheia de boas intenções? Será que as boas intenções não são um sintoma, uma pista?... Então, como talvez eu traga alguma mensagem para alguém, terei muito cuidado com as minhas palavras e ações, pois elas podem se tornar exemplo ou inspiração para os outros, talvez até a chave para a libertação de alguém.
    É assim que começam as verdadeiras "correntes do bem" que podem, um dia, transformar este mundo e esta vida em algo muito parecido com o paraiso."

Nenhum comentário: