sábado, 10 de maio de 2014

"Sonhos nao sao de pedra"

    E finalmente, ontem desencantei, sentei aqui e em aproximadamente uma hora escrevi meu conto. Que tal? Promessa cumprida... Bom, ele já estava quase escrito na minha cabeca, entao nao foi tao difícil assim. Acho que às vezes é questao de se fazer o ânimo, montar o cenário, meio que se obrigar a botar a cabeca no assunto e, simplesmente, sentar para escrever e ver no que da. A arte e a inspiracao também precisam de um pouco de exercício e disciplina, acreditem... E já estava fazia tanto tempo com esta ideia na mente que foi incrívelmente fácil escrevê-la.
    Entao, vao para pazaldunate-estorias.blogspot.com e curtam!
   E aqui vai a crônica da semana. Já perceberam como estou criativa e produtiva neste fim de semana? Deve ser a neblina que hoje cobre a cidade e deixa a gente com a cabeca cheia e ideias. Ou entao é pelo dia das maes. É meu jeito de comemorá-lo: escrevendo.



    Cada dia é um novo comeco, literalmente. Esta afirmacao nao tem nada de poético ou idealista. É uma realidade absolutamente concreta e possível, pois tudo está renovando-se constantemente - e isto já foi até comprovado cientificamente- e nós podemos entrar neste fluxo sem fim e aproveitar esta energia transformadora para nos refazer, para recriar nossos universos, criar novas oportunidades, abrir novos caminhos. Podemos mudar de ideia cada entardecer y acordar no dia seguinte com novos objetivos e linhas de acao. Podemos virar a página cada amanhecer e preparar-nos para outros desafíos e outras vitórias. Cada manha podemos mudar as nossas táticas, nosso ponto de vista, as dinâmicas e os processos com os quais regemos nossa vida. O que nos impede? Achar que nao temos o direito, que nao merecemos, que é proibido mudar de ideia, que a punicao por errar é permanecer para sempre no error, que os planos têm de ser seguidos contra vento e maré, mesmo que nao funcionem, que mudar de ideia é sinal de fracasso, de fraqueza, de inseguranca, de imaturidade... Mas, quem mais lúcido e adulto do que aquele que tem  coragem de se deviar do caminho original para lutar pela sua felicidade e realizacao, mesmo que isto signifique comecar de novo? Os sonhos nao sao de pedra! Eles nascem, crescem e se transformam junto conosco, pois precisam estar vivos para que formem parte da nossa vida, para que possamos segui-los.
    Por isso cada dia é uma nova oportunidade, um novo comeco que nao podemos deixar escapar por ficarmos presos ao medo das mudancas, do que os demais vao falar, dos projetos de outros. Toda manha podemos fazer uma promessa a nós mesmos -a mesma de ontem, que nao conseguimos cumprir, ou uma nova- e lutar para torná-la realidade, porque o novo é o que nos impulsiona, nos desafia e mesmo que a promessa ou o projeto de hoje sejam os mesmos de ontem, se os encaramos como se fosse a primeira vez, como se se tratasse do nosso primeiro movimento, nao nos parecerá pesado ou entendiante, rancoso. Nao, vai formar pare deste novo dia, deste novo comeco, e assim jamais perderá a sua frescura.
    Ao abrir os olhos amanha direi, como o coelho Pernalonga: "O que há de novo, velho?"...

Nenhum comentário: