domingo, 30 de novembro de 2014

"Desapego"

    Conto os días que faltam para que meu filho chegue. Já ajeitei seu quarto umas cem vezes, arrumei os armários, dispus os móveis, botei flores e enfeites, troquei de lugar, escolhi os quadros... E tornei a arrumar tudo de novo. Parece que nunca fico satisfeita, mas suponho que isto é pura ansiedade, porque quero que ele se sinta em casa, acolhido, confortável e tranquilo. Na verdade, foi por causa dele que acabamos comprando este apê de três quartos, pois quero que ele tenha seu lugar em minha casa, mesmo que more no Brasil a maior parte do tempo... E depois, serve para quando a minha irma vier pousar. Levo dois pelo preco de um... Definitivamente, este será um feliz natal e um comeco de ano genial com ele por aqui. A gente nunca deixa de ser mae, nao é mesmo? E esperamos que eles nunca deixem de ser filhos.
    E de olho no calendário, aqui vai a da semana:


    Cada dia me convenco mais -e tenho provas disto- de que quando a gente se desapega as coisas comecam a se mexer, a funcionar, pois parece que é justamente esse nosso apego o que as paralisa. Pode ser físico, emocional ou simplesmente material, mas isto de aguma forma freia a energía dos acontecimentos, do sucesso dos nossos objetivos. Pedimos, porém às vezes o fazemos com nuances de tanta obsessao e imposicao, que acabamos atravancando o fluxo natural e positivo das coisas, de aquilo que realizaria o que pedimos. Nao é que a gente precisa deixar de querer, ou nao querer nada, porém, este querer deve ser tranquilo e confiado, pois tem vezes -na verdade, na maioria delas- em que pretendemos que aquilo que desejamos aconteca em nosso tempo e do jeito que queremos, sem pensar que existem outros tempos e jeitos mais sábios, menos egoístas, que nos trarao muitos mais benefícios do que se tudo acontecesse como nós queremos. E às vezes também queremos errado e em nossa teimosia e apego nao percebemos isto. Nao temos -ou perdemos nestes momentos- a nocao das prioridades, do processo lógico que precisa acontecer para que tudo se dê em harmonia com os outros acontecimentos em nossa vida e a dos outros que possam estar envolvidos... Assim, só nos damos conta de que o caminho era outro quando as coisas nao dao certo. Temos a liberdade de pedir, de escolher, de errar, de teimar e nos rebelar contra o que achamos aparentemente injusto ou arbitrário, porém, também temos a chance de perceber que deveríamos ter feito uma outra coisa ou tido uma atitude diferente.
    Por isso -e mesmo se é tremendamente difícil- acho que praticar o desapego em todas as ocasioes pode ser uma saída para manter à raia a ansiedade, as falsas ou exageradas expectativas, as decepcoes que fazem a fé cambalear. Temos que estar desapegados, manter a calma, a clareza e a confianza. Tem que perceber além de nós mesmos e do empecilho presente. Tem que limpar a mente e o coracao para entender o que precisamos pedir e quando fazê-lo. E o que precisamos pedir tem de ser positivo, só entao podemos aguardar confiados o resultado da nossa peticao, sabendo que Deus quer nosso bem e a nossa felicidade, o que nos dá a consciência de que Ele cumprirá todas as nossas expectativas e muito mais.
    A teimosia e o apego nunca nos levarao a nada.

Nenhum comentário: