sábado, 6 de dezembro de 2014

"Escolher a felicidade"

    E bem quando achávamos que já podíamos nos despedir dos agasalhos, meias e blusas de la, eis aqui que a prmavera nos surpreende com um outro dia de chuva e frío... Vamos fazer sopa, chá, cueca virada e fechar as janelas, igualmente contentes, porque esta surpresa climática só aumenta a expectativa pela chegada dos dias de calor. De qualquer jeito os pássaros, ignorando solenemente a água e as nuvens, continúam a cantar e pular de galho em galho, chamando-nos a estar felizes e otimistas... E imaginem como estou eu, riscando a cada dia o calendário à espera da chegada do meu filho! Estou competindo com os pardais e bem-te-vis com meus trinados e pulos!... Qual outro presente posso querer?...
    E com uma outra xícara de chá de menta aqui do ladinho, aqui vai a da semana:


    Escolher a felicidade: esta é, sem a menor dúvida, uma opcao que todos temos. Nao vou dizer que nao passamos por maus momentos, que nao temos experiências negativas ou que nao nos deparamos com pessoas que realmente nos fazem mal, que nao sofremos perdas, decepcoes e frustracoes aos montes. Tem acontecimentos que às vezes nao coseguimos superar ou esquecer, porém, mesmo assim -e talvez com alguma ajuda profissional, como eu mesma fiz- ainda temos a chance de escolher a felicidade. Tem gente que se acostuma com o sofrimento, que se acomoda na infelicidade, se faz responsável por ela e a espalha ao seu redor, criando um universo sombrío e sem perspectivas no qual os outros sao obrigados a viver. E isso nao é justo... Mas, por que optam por isto? É porque ser infeliz é mais fácil? (e é mesmo) Para ser feliz tem de se lutar contra demasiados obstáculos? Será que existe tao pouca gente assim disposta a encarar o desafío de ser feliz? (porque é mesmo um desafío) Ou será que tem demasiadas pessoas convencidas de que nao têm direito ou oportunidade de serem felizes?... Mas por que têm essa tendência mórbida de pensar que nao sao dignos, que nasceram para se dar mal, que nao sao capazes de atingir a felicidade? Por que o medo de procurá-la e vivi-la? Por que o medo de nao encontrá-la, ou de perdê-la uma vez descoberta e experimentada? É claro que a vida está cheia de problemas, desafios, fracassos, decepcoes, despedidas e uma montanha de cosas e pessoas negativas, mas eu estou convencida de que o fato de escolhermos conscientemente ser felizes fará com que essa montanha nao seja tao pesada e que sejamos capazes de nos levantar e continuar em frente, renovados e cheios de coragem, depois de tropecar e cair. Escolher sempre a felicidade desenvolverá em nós a capacidade inabalável de recomecar todas as vezes que for preciso, de nao perder a fé nem o espírito de luta, de nos reinventar, de criar, de encontrar sempre uma saída.
    Escolher a felicidad nao é somente uma atitude positiva que resulta em "se dar bem", mas também uma tremenda responsabilidade, mas eu a prefiro a ser responsável pelo meu próprio sofrimento e o daqueles que estao à minha volta.

Nenhum comentário: