domingo, 28 de junho de 2015

"Uma pessoa feliz"

    Bom, esta gripe está bem chatinha e teimosa, e nao quer ir embora, me tem toda mole e com uma caixa de lencos descartáveis do lado. Ainda por cima, a qualidade do ar nao melhora, o que só piora a situacao. A má notícia é que só esperamos chuva em julho, entao teremos de continuar com os lencos, os antialérgicos e as gotinhas para os olhos e o nariz. Este está sendo o mes mais seco de todos os tempos e a poluicao está realmente dramática. Uma nuvem amarelada e densa, ameacadora, cobre esta bela cidade e tem todo mundo tossindo e lacrimejando, trancados em casa, olhando pela janela para a cordilheira e com saudade da neve, porque até agora está completamente limpa... Bom, paciência. Pelo menos a minha inspiracao nao está gripada nem poluida, entao aqui vai a crônica da semana:


    Cada vez mais tenho percebido -mesmo se suponho que nesta altura já devería ter certeza absoluta- que as provacoes vêm para podermos aprender, crescer e perceber do que somos capazes e para que nos demos conta de que, enquanto isto nao acontecer, elas continuarao ali a nos perturbar, nos encurralar e, nao poucas vezes, nos levar ao limite. Só quando tenhamos aprendido e superado a prova, ela desaparecerá. É feito um processo, uma espécie de esquema que enxergo e entendo com um pouco mais de clareza a cada dia. No entanto, perceber esta dinâmica nao quer dizer que posso trapacear, pois a comprensao e o aprendizado têm que ser verdadeiros e honestos. Nao adianta dizer para nós mesmos -e para a prova- que já entendimos, que encontramos a saída, ou que somos capazes de tolerá-la para aprender e crescer se isto, de fato, nao está acontecendo.
    Todos os processos,  na verdade, poderiam demorar bem menos se nós nao nos resistissemos tanto, se nao tivéssemos tanto medo deles, se aceitássemos com calma, fé e criatividade que a vida está cheia de empecilhos, dificuldades, decepcoes e desafios que às vezes parecem ultrapassar-nos. Mas isto nao quer dizer que ela é uma porcaría ou que Deus gosta de nos ver sofrer, mas que é preciso passar por certas experiências que nos enriquecam, nos tornem fortes e criativos, equilibrados e sábios. Tem quem nao demora tanto para entender isto e passar pelas provas. Ja tem outros que ficam  presos e por isso nao conseguem que as suas vidas avancem, melhorem, atinjam a plenitud e a felicidade.
   Porque una pessoa feliz nao é aquela que nunca sofreu, mas aquela que passou por todas as provacoes -grandes e pequenas- que a vida colocou em seu caminho e conseguiu sair vitoriosa de todas elas.

Nenhum comentário: