domingo, 27 de setembro de 2015

"Chefes"

    E comecando a namorar um belo resfriado de primavera, aqui vai a crônica da semana, entre muitos espirros, lencos descartáveis, chazinhos com limao e mel, comprimidos verdes e azuis, gotinhas para desentupir o nariz e muita, mas muita moleza... Mas compromisso é compromisso!


    Tem coisas, situacoes e pessoas que nao têm preco -tanto negativo quanto positivo- e uma delas é um bom chefe. Porque nao existe coisa melhor do que trabalhar sob o comando de um superior de mente aberta e criativa, que confia na gente, que a apóia, facilita o desempenho, elogia ou dá um puxao de orelhas com justica e sabedoria. O chefe tem de ser o cara que estimula você, que o desafia, que acredita em teu potencial, que abre portas e trabalha lado a lado com você... Infelizmente, tem chefes que preferem brilhar sozinhos e para isto pisam, humilham, destroem, apagam qualquer faísca de entusiasmo que o funcionário possa ter e até chegam a matar o amor pelo trabalho. Nunca acham nada bom o bastante ( a nao ser que eles o tenham feito) e estao sempre rebaixando e ridicularizando os eus subalternos. Nao apóiam, nao estimulam, nao escutam, nao aceitam que alguém venha com uma coisa diferente daquela que eles planejaram, nao interessa se é melhor, porque ninguém pode competir com eles e menos ainda, "derrotá-los". Estes chefes sao, na verdade, pessoas inseguras, que precisam esmagar os outros para se sentirem felizes e brilhar. Adoram exercer o poder, o medo, a chantagem, a ameaca, a humilhacao. Nao têm amigos, mas aliados, puxa-sacos, espioes, submetidos pela necessidade de conservar um emprego. Nao se importam se ninguém gosta deles, se falam mal pelas costas, desde que obedecam, nao discutam, nao tentem enfrentá-lo, trazer idéias novas, ter mais destaque do que ele. Estao num pedestal de mentira, sempre brigando com todos para se manter ali, únicos, arrogantes, déspotas, patêticos... Que coisa triste e revoltante!...
    Gracas à Deus, assim como tive um destes chefes, também tive um dos bons, desses que fazem com que você tenha vontade de sair da cama cada manha e chegar cedo no escritório, que fazem você querer produzir, crescer, vestir a camiseta, fazer hora extra, sacrificar fins de semana. Nao tem nada melhor do que sentir o apoio e a confianca do teu chefe, como vê-lo se envolver e investir em teus projetos.
    Para render, para crescer -e por consequência fazer crescer a empresa- o funcionário precisa sentir-se valorizado, apoiado, incentivado, escutado, atendido, compreendido profissional e humanamente... Nada pior do que trabalhar descontente... Pena que tenha tanta gente nesta situacao.

Nenhum comentário: