domingo, 13 de setembro de 2015

"Incitacoes"

    Veio, revolucionou a minha vida, minha rotina, eus horários e meu coracao, e depois foi embora... Foram dias preciosos, divertidos, cheios de emocoes sempre novas, de abracos gostosos -lembrem que meu filho tem o abraco mais gostoso do mundo- e de momentos sem preco... Aí, é claro, imaginem se iria ter tempo ou inspiracao para sentar-me e escrever!... Era emocao demais em muito pouco tempo. Uma semana na qual apenas me dediquei a mimar meu filho e a sua namorada!... Foram dias de absoluta felicidade que em breve se repetirao, gracas à Deus...
    E passada a tristeza das despedidas no aeroporto e cheia de lembrancas gostosas, volto às minhas rotinas e "obrigacoes", entao aqui vai a crônica da semana mais dois contos curtos. Vao para pazaldunate-estorias.blogspot.com e divirtam-se neste fim de semana!...

  Sao três da tarde. Acordei da minha soneca e já lavei a louca, passei pano na cozinha e troquei a água das cadelinhas. Nao preciso sair para comprar o pao, entao decido assistir um pouco de tevê, porque nao me sinto inspirada para sentar e escrever. Entao, pego o controle remoto e me ajeito no sofá. As cadelinhas, felizes, vêm ficar do meu lado. Ligo a televisao... Passo um canal: série de investigadores forenses, tripas, pedacos de crâneo, balas ensangüentadas, detalhes arrepiantes. Um outro: família disfuncional que tenta nao parecer tao patética. O seguinte: agentes com super poderes contra conspiradores internacionais que tentam a todo custo acabar com a civilizacao. Mais um: os planos de vinganca de uma jovem que nao mede métodos nem conseqüências. E outro: as maldades dos personagens clássicos dos contos de fadas... E assim soma e segue: assassinos, vingadores pouco ortodoxos, seres mutantes, zumbis, pragas científicas que transformam as pessoas em monstros, personagens escuros que escondem e resolvem escândalos e crimes, médicos que mais trocam de cama do que atendem pacientes, detetives atormentados, obesos tentando parecer normais, emergências médicas, concursos e competicoes de todo tipo, nas quais os participantes viram verdadeiras cobras, apresentadores grosseiros e impertinentes... Meu dedo comeca a doer de tanto mudar de canal e ainda nao encontro nada decente para assistir... Mas que diabos está acontecendo com os programas de tevê? O que houve com "Os pioneiros", "Os Walton", "Pushing dayses", "Doutora Quinn, a mulher que cura" "O show de Jerry Lewis"?... Todas aquelas séries que deixavam a gente feliz, emocionada, animada, reconciliada com o mundo e a humanidade, com vontade de fazer algo positivo, de se tornar alguém melhor? Hoje parece que todos os programas querem trazer à tona o que de pior temos, o perversos e imorais que podemos chegar a ser, os atos irracionais e egoístas que somos capazes de cometer por orgulho, ambicao, poder, "amor", vinganca... Os protagonistas sao descaradamente ambíguos, mas sao explicados, justificados e desculpados pelos seus traumas. Estao cheios de armas, de tecnologia e planos mirabolantes para obter o que desejam, e parece que quanto mais escuro e retorcido, mais políticamente incorreto é, mais sobe no rating...
    Mas o que está acontecendo com a gente?... Nao digo que nas séries de antigamente nao se mostrasse o mal (até porque sem esta luta ancestral entre o bem e o mal nao haveria roteiros), mas era um mal próximo, solucionável, humano, e em geral, a gente tirava alguma coisa positiva no fim de cada capítulo. Hoje, você termina deprimido, irritado, desacorcoado, nao poucas vezes assustado, revoltado. O mal vai por temporadas e temporadas, e se o público cansar, já tem novas e mais bizarras opcoes para substitui-lo. O engracado se tornou patético, cruel, ofensivo. O dramático escuro, apavorante, violento. Nada chega ao nosso coracao ou desperta em nós coisas positivas. Só agarra nossos sentidos mais primitivos e os atica da pior forma possível. Nao tem mais licoes, só incitacoes.

Nenhum comentário: