domingo, 28 de fevereiro de 2016

"Nossa história"

    Na verdade, eu tenho muita sorte. Enquanto hoje é o último dia de férias para quase todo mundo, eu continuo nelas, sem horários, chefes, metas, planos ou estratégias, reunioes e contas a render, todas essas coisas que às vezes sao um verdadeiro balde de água fria e nos tiram boa parte da vontade de sorrir. Nao estou dizendo que eu ando por aí rindo à toa, porque o "ócio" também traz seus conflitos -sobretudo para alguém feito eu, que me cobro demais- mas pelo menos tenho tempo livre para meditar sobre eles e tentar achar alguma saída (agora com uma impagável e maravilhosa ajuda profissional) para poder viver em paz e ser feliz... Bom, esta é uma das vantagens de ter se matado trabalhando por 23 anos e agora ter este merecido descanso permanente, além da béncao de receber uma pensao decente, coisa que a maioria nao tem... Do que posso reclamar entao?... Talvez só destes 34 graus que vao nos cozinhar hoje... E, sinceramente, comparado com as outras coisas das quais os demais podem reclamar, até parece piada, nao é mesmo?... Porém, todos levamos a nossa carga, grande ou pequena, Disso ninguém escapa, entao precisamos fazer o melhor possível cada dia.
    E antes que a temperatura suba por aqui, a crônica da semana:


    Outro dia estava assistinto um filme sobre a história entre Walt Disney -interpretado por Tom Hanks- e a autora do livro "Mary Poppins" -interpretada maravilhosamente por Emma Thomson- a quem ele perseguiu por vinte anos para convencê-la de que lhe cedesse os direitos do livro para que ele pudesse fazer um filme. A história da peculiar babá, o banqueiro, o limpador de chaminés e todos os personagens fantásticos tem encantado geracoes desde que foi publicada, e mais ainda depois que o filme foi feito. Porém, o que ninguém sabia era a dramática história pessoal da autora que se escondia por tras da obra... E ao vê-la, de repente percebi que, na verdade, tudo que fazemos está ligado, de uma ou outra forma, à nossa própria história. Tudo se reduz a isto. Ela aparece sempre, por vezes disfarcada, por vezes nua e crua, mas está sempre ali: na receita do chef, a colecao do disenhador, o projeto do arquiteto, nas narracoes do escritor, as pinceladas do pintor, na interpretacao do ator, a educacao dos filhos, a escolha da profissao... Tudo está impregnado, tingido pelas nossas experiências -boas ou ruins- e guia as nossas escolhas e acoes ao longo da nossa vida.
    Isto é o que nos dá a unicidade, o carisma, o que determina o nosso futuro. Podemos abracar a nossa história ou entao lutar contra ela, porém, mesmo que facamos o oposto, isto terá sido escolhido por causa desta história. Ela nos forma, para bem ou para mal, e ninguém consegue fugir da sua influência.

Nenhum comentário: