domingo, 7 de fevereiro de 2016

"Desígnios misteriosos"

    Entre uma e outra crise de azia -isso porque a minha cabeca anda meio revolucionada com um monte de coisa- cá estou novamente, neste fim de semana ensolarado, sozinha no apartamento porque minha filha teve que trabalhar, mas planejando escrever muito, que é o melhor jeito que tenho de clarear as idéias e fazer descobertas importantes que, nao raro, me devolvem a tranqüilidade de espírito. E isto, é claro, é ainda melhor quando a gente tem a ajuda de um profissional... Mas no meu caso, isto só vai acontecer novamente quando substituam a minha psicóloga, que saiu antes do tempo de licenca maternidade. Todos seus pacientes ficamos pendurados, mas eu continuo trabalhando sozinha com o pouco e nada que consegui analisar em nossas únicas duas sessoes. Porém, o melhor de tudo é que elas foram tao acertivas que realmente tenho conseguido melhorar algumas coisas... "Dever ser" e "Ser", grande diferenca, palavras chave.
    E antes que esqueca no meio deste relatório médico, hoje tem contos em pazaldunate-estorias.blogspot.com!


    Existem os pequenos milagres, esses que acontecem no dia-a-dia e que, se nao estivermos atentos, deixamos passar sem perceber nem agradecer. E existem os outros, os grandes, os que nos maravilham e nos salvam, aqueles que nos fazem acreditar que há forcas cósmicas, divinas ou sobrenaturais acima de nós que estao ligadas e preocupadas com o nosso bem-estar. Estes últimos sempre acontecem quando o precipício é insondável, intransponível, quando as solucoes humanas se esgotaram e somente a fé nos sustenta. Nao parecem ser gratuitos, feito os pequenos, mas requerem de uma situacao extrema, de uma confianca extrema, de uma aceitacao extrema. É só entao que acontecem, deixando-nos admirados e dando-nos a chance de uma mudanca, um recomeco. É feito uma revelacao, pois nao somente envolve o pedido ou esperado, mas toda a nossa existência. Alguma coisa se transforma, além do corpo doente ou a situacao difícil, e nos enche de novo ânimo, fe e profunda gratidao, nos faz melhores, e acho que esse é o objetivo principal dos milagres, tanto dos pequenos quanto dos grandes...
    Acontecem todo dia? Acontecem com todo mundo? É sempre a resposta?... Nao, e nao sei mesmo do que depende a sua frequência e concretizacao, mas sei que, na maior parte das vezes, é consequência do nosso grau de consciência, de compreensao, da nossa luta e persistência. Os desígnios sao misteriosos, mas acredito que se comecarmos por perceber os pequenos milagres de cada dia, talvez acabemos construindo ou descobrindo um daqueles outros milagres, um dos grandes e portentosos.

Nenhum comentário: