sábado, 30 de janeiro de 2016

"Opinioes"

   Uns dias bons, outros nem tanto... Mas a vida é assim... Pensando, analisando, esperando, tentando viver cada momento aquí e agora, uma das coisas mais difíceis do mundo, porque a gente está sempre no passado ou no futuro, supondo, planejando, receando, ou entao sentindo saudades, lamentando, se recriminando... E tudo isto nao serve de nada porque umas coisas já passaram e outras sequer existem ainda. Tudo pode mudar neste instante e depende de nós perceber isto e viver este momento de forma que, juntando todos estes presentes, tenhamos uma vida plena, feliz e tranquila, com tudo que merecemos.
    E aproveitando que hoje é um desses dias bons, aqui vai a crônica desta semana... E na que vem tem contos novos!



    Uns dizem uma coisa. Outros opinam diferente. Alguém diz algo pra você. O seguinte te diz uma coisa distinta. Tem gente que se fixa em certos detalhes -que têm a ver com aquilo que eles conhecem- e te falam tao só disso. Outros se focam em coisas diferentes e te dao uma aula sobre aquilo... E em quem acreditar? Quem é verdadeiramente imparcial? Quem é que tem um olhar geral e sem preconceitos? O quê, de tudo que dizem pra gente, serve de verdade? Tem que pegar as partes e juntá-las para poder ter a perspectiva exata, equilibrada, justa? E quando perguntam pra nós, fazemos a mesma coisa?... As opinioes -mesmo de pessoas tao precisas e instruídas feito os medicos, de cujas sentencas pode depender uma vida- formam uma espécie de quebra-cabecas que precisamos montar, ou entao, do qual podemos escolher as pecas que nos parecem mais autorizadas, mais convenientes ou próximas da nossa realidade, aquelas pecas que tocam algo especial dentro de nós e fazem com que nos questionemos honestamente. Ou entao, podemos optar por aquela mais diferente, pela novidade, porque estamos cansados do mesmo ou porque nao temos outra saída, porque acreditamos e esperamos que essa diferenca possa ser a solucao.
    Mas tem que escutar sempre pois, em último caso, podemos aprender muita coisa, mas também porque deste jeito temos a chance de escolher, pesar, considerar, experimentar, ter mais opcoes e oportunidades... E oportunidade é algo que nao se pode desperdicar nesta vida.

Nenhum comentário: