domingo, 17 de janeiro de 2016

"Tem que comemorar"

    A crônica de hoje tem tudo a ver com o momento que estou passando agora, difícil, cheio de incertezas, mistérios e receios, de alguns fantasmas e muitos sintomas desagradáveis que nao fazem senao aumentar a ansiedade... Mas, por sorte, já tomei uma atitude positiva, achei alguém com quem conversar sobre tudo isto, -como já lhes contei  semana passada- e estou cheia de otimismo e bem mais calma. Um pouco sonolenta pelo efeito de um ansiolítico que faz muito anos nao tomava, porém muito bem disposta para a minha cura, nao interessa quanto tempo leve... No fim das contas, somos humanos e estamos expostos a sofrer este tipo de desequilíbrio de vez em quando. Mas o importante é nao ignorá-lo, nao se esconder, encarar o problema e trabalhar para solucioná-lo, pois o que interessa aqui é ser feliz e nao viver acuada pelos nossos medos, traumas, insegurancas e mitos... E eu faco qualquer coisa pra ser feliz, pois foi pra isso que voltei para a minha pátria. E continuo achando que ser feliz e estar em paz é mais importante do que ter grana, fama, poder ou qualquer outra coisa. Saúde é o  bem mais preciado, seja ela física ou emocional, e se podemos fazer algo para obtê-la, entao... Maos à obra!.
    E aqui vai a desta semana, entre um bocejo e outro e muuuuito calor... Se bem nao se compara ao que vocês andam sentindo por lá, né?



    A gente passa por centenas de pessoas ao longo da nossa vida. Cruza com elas no metrô, nas lojas e restaurantes, nos consultórios, filas de banco e mercados, ou entao as vêe na televisao, lindas, alegres, profissionais, e nao passa pela nossa cabeca que talvez  estejam experimentando algum tipo de dramática luta interior... Às vezes criticamos ou julgamos  e condenamos as acoes dos outros sem nos perguntar se agem desse jeito porque estao atravessando por algum tipo de conflito. Nós achamos injusto quando alguém fala de nós sem saber o que estamos vivendo, porém, nao temos escrúpulos para falar mal dos outros, deixando-nos levar pelas aparências. É verdade que tem atitudes que nao têm excusa, mesmo ocasionadas por profundos traumas, e que precisam de ajuda profissional urgente, mas mesmo assim eu acredito que precisamos pensar duas vezes antes de emitir um julgamento que até pode acabar prejudicando alguém.
    Quantos rostos! Quantas batalhas! Grandes e pequenos segredos, vitórias e fracassos dos quais jamais chegaremos a saber. E assim também acontece com os nossos, esses que nao se dizem, que sao diários, que requerem de toda nossa forca de vontade e coragem, esses que se ganham cada dia e que às veces sequer percebemos... Mas todos os combates ganhos tem que ser comemorados, nao importa quantas vezes devamos enfrentá-los de novo. O momento de cada vitória é único e irrepetível, nao interessa se é grande ou pequena, e ter consciência dela nos dará mais forca para o seguinte combate... Porque, sem dúvidas, batalha é o que nao vai faltar em nossas vidas.

Nenhum comentário: