domingo, 3 de abril de 2016

"Ordem"

    Estou com pena dos maratonistas que saíram hoje às oito da manha para correr a maratona de Santiago, porque está um frío de matar. Eu estou sentada aqui com uma bolsa de água quente no colo!... É claro, os diabéticios somos mais friorentos, mas se até a minha filha botou  a colcha pra dormir ontem à noite é porque a coisa está fría mesmo... Um dia ideal pra ler, refletir, jogar paciência, escutar música, tomar uma sopinha ou um chazinho assistindo um bom programa na televisao, bater um papo com amigos sobre a vida... Mas também se pode curtir uma crônica, entao, aqui vai a da semana:


    E ali está, é impossível continuar fugindo dela. Abrimos uma gaveta, o armário, o gabinete do banheiro, as estantes... Está em todo lugar. Tem que encarar: precisamos tomar uma atitude séria. Agora. E aí vem na nossa cabeca aquele monte de coisas muito importantes que precisamos fazer justamente hoje: pagar  a conta de luz, fazer a barra naquela saia, comprar racao para o cachorro, marcar uma hora no dentista, acabar de ler "As cinquenta sombras de Grey"... Todas as excusas do mundo se fazem presente para tentar nos convencer de que adiemos outro pouco este dever quase que vital. Tudo nos chama a nosdar uma de desentendidos e ir fazer algo mais interessante...
    Felizmente temos uma consciência e ela nos pega pela orelha e nos mantém ali com o luminoso vermelho piscando e gritando: "Agora! Agora!"... Sim, precisa ser feito, pelo nosso próprio bem. Entao, tomamos fôlego, nos endireitamos e finalmente nos rendemos aos fatos: é preciso ordenar.
    É verdade que isto pode ser bem chato e trabalhoso e, dependendo do grau de desordem, até desalentador. Às vezes nao sabemos nem por onde comecar ou de que jeito organizar tudo aquilo de uma maneira eficiente e estéticamente agradável, o que pode acabar levando-nos a desistir ou deixar tudo mais ou menos como estava, fazendo-nos sentir frustrados e incapazes.
    Na verdade, o correto -e que nos evitaria ter de passar por episódios como este- seria que nao fizéssemos uma bagunca tal que acabe afetando a nossa qualidade de vida e desempenho, a estética da nossa casa ou lugar de trabalho e a praticidade dos espacos onde guardamos as nossas coisas. Porém, já que às vezes nao podemos evitá-lo pelas mais diversas razoes, acho que acabei descobrindo um truque que pode ajudar a botar ordem e a mantê-la. Penso que a jogada é considerar com carinho ao dispôr os objetos em seus lugares. Pensar que sao para nós mesmos, para que os aproveitemos em nosso favor, para nos facilitar o enfeitar a vida, para que sejam parte da nossa expressao. Isso iria facilitar escolher onde vamos colocá-los -os de uso mais frequente  mais à mao, os que usamos menos, mais atrás, por exemplo- e de que jeito vamos arrumá-los. No fim das contas, somos nós quem vamos utilizá-los! Entao por que nao fazer as coisas mais fáceis e agradáveis para nós? Por que nao fazer que seja um prazer e um motivo de tranquilidade procurar e achar o que precisamos? Por que nos privar do agrado de abrir uma gaveta, um armário, a porta do nosso quarto e nos deparar com um cenário ordenado, limpo, sereno, onde cada coisa está em seu lugar, pronta para ser usada?
    Sei que a ordem -ou desordem- externas sao o reflexo do nosso estado interior e que a acao de limpar, organizar e botar cada coisa em seu lugar tem que acontecer primeiro dentro de nós, mas também estou convencida de que, às vezes, comecar pelas coisas exteriores pode ir botando em ordem as coisas dentro de nós, aclarando as idéias, colocando as prioridades certas, descobrindo novas perspectivas, algumas respostas, talvez solucoes análogas à distribuicao das gavetas e armários... Tudo em nosa vida é simbólico e nos reflete, entao talvez a disposicao primeira de ordenar nosso quarto seja também o reflexo de um desejo de ter uma ordem interior.
    Entao, nao nos estressemos quando percabemos que chegou o momento de arregacar as mangas e comecar a ordenar as gavetas porque, quem sabe, no fim nao acabemos organizando a nossa própria existência.

Nenhum comentário: