sábado, 26 de março de 2016

"Passar aperto"

    Dias agradáveis de sol e vento, de calor moderado e noites com cobertor... É o outono instalando-se e trazendo novas paisagens e sensacoes. É a preparacao para o inverno, o aviso, a advertência de mae. E assim, para tudo existe uma preparacao, uma chamada que nos poe em alerta para que nao sejamos pegos de surpresa... Nada pior do que uma surpresa desagradável, nao é mesmo?...
    Tudo é paz e ócio neste feriado de semana santa. Pouca gente nas ruas -um verdadeiro e delicioso milagre!- mais silêncio, sem pressa, com menos movimento... É incrível como a gente  desacostuma destas preciosidades e parece que a vida só passa a ter sentido se estamos correndo, estressados, apressados, preocupados, ansiosos, assustados, zangados... Entao, que vivam os feriados e os fins de semana, pois sempre nos lembram que a vida tem outros lados deliciosos que nos recarregam e elevam nossos espírirtos!.
    E justamente aproveitando a paz destes três maravilhosos dias, aqui vai a crônica da semana:



    Às vezes acho que passar necessidade alguma vez na vida pode ser algo muito útil, e o digo por experiência própria. Nao falo de morrer de fome ou nao ter onde morar, senao de algo menos radical, mas que pode ser uma vivência extremamente interessante. Nao se trata de nao ter nada, mas de "passar aperto", como por exemplo: ter que andar com sapatos velhos porque nao da para comprar novos, de reduzir a lista do mercado ao básico, de nao poder comer carne o peixe, de usar roupa surrada ou ter que comprar em liquidacoes ou outlets.... É claro, cada qual tem a sua própria nocao do que seria "passar necessidade", mas acho que às vezes seria educativo que todos passássemos por isto, pois nos ajudaria a sermos gratos pelo que temos, a partilhar, a sermos solidários porque, às vezes, só passando pela experiência conseguimos entender e nos abrir à compaixao e à necessidade dos outros. Ter tudo, ou o suficiente como para nao ter que se preocupar, pode tornar-nos cruéis e egoístas, presuncosos, receosos de perder uma migalha das nossas possessoes, o que desperta a agressividade e a desconfianca nos demais, separando-nos ainda mais.
    Sim, definitivamente, alguma vez deveríamos fazer o experimento de passar algum tempo de necessidade material. Com certeza o nosso coracao amoleceria e se abriria com maior frequência às necessidades dos outros e, como consequência, nao somente às materiais, mas também às espirituais.

Nenhum comentário: