domingo, 18 de dezembro de 2016

"Nada existe além deste instante"

    Ainda lutando para encontrar a serenidade, o tempo e a inspiracao entre as correrias médicas e as festas de fim de ano para sentar e escrever aqueles contos -e podem acreditar que quem mais cobra isto sou eu mesma!- cá estou, com um domingo bastante livre para ver se consigo. É que a minha filha hoje inventou de preparar o almoco, numa maravilhosa iniciativa muito pouco comum, entao estou com bastante tempo livre para tentar fazer algo... Vamos ver no que dá... Em todo caso, idéias é o que nao faltam!...



    Meu Deus, mas como é difícil situar-se conscientemente no presente, no "aqui, agora", de verdade!... A mente tem essa compulsao quase incontrolável de escapar para o passado ou o futuro, e nos rouba sem compaixao nem remorso a alegría única e irrepetível do presente e todos os tesouros e ensinamentos que contém. Se manter no presente é uma luta constante e com frequência perdida, porque parece que nao somos capazes de evitar nos preocupar com um futuro que nao chegou, de planejá-lo mil vezes, pesar todos os riscos e desvanagens, todas as possibilidades de sucesso ou fracasso, quanto vai demorar, se todos vao aproveitar. Assim também nao conseguimos parar de lembrar problemas e conflitos do passado - e trazê-los para o presente- brigas, fracassos, remorsos, ou épocas de paz e felicidade que já se foram... Porém, toda vez que obtemos uma pequena e breve vitória e nos situamos no "aquí, agora", a consciência, a liberdade, a paz, o equilíbrio que tomam conta de nós diante desta percepcao do presente sao impagáveis. Nao precisamos controlar nem planenjar nada, pois nada existe além deste instante, deste segundo. Tudo está aquí, agora. Nao precisamos de mais nada. Esta, e nao outra, é a realidade. O resto foi embora ou nao chegou ainda, entao nao tem importância, pois a nossa existência se reduz a este "aquí, agora"... Nao estou dizendo que tem que viver sem estruturas, sonhos, planos ou cuidados, mas também nao podemos fugir do momento presente para existir somente no passado ou no futuro.
    Por experiência própria eu falo para vocês: atitude impensável para mim que morro por planejar e controlar tudo. Porém, lhes asseguro que nas poucas ocasioes nas quais consegui atingir esta consciência, me senti tao bem que estou pronta para abrir mao de tanto controle e trabalhar para ter mais destes momentos, até poder chegar a viver o maior tempo possível deste jeito, até que se torne natural.

Nenhum comentário: