domingo, 12 de dezembro de 2021

 

Caramba, e eu que achei que o inverno tinha acabado!... Faz alguns dias, 34 graus e um sol de fritar ovo, e  estes dois últimos nublado, ameaçando chover, frio, vento... Quem entende?... E depois tem gente que diz que não está passando nada com a mudança climática... Mas, para isso tenho uns cobertores, um aquecedor e muito chá quentinho, então, vamos trabalhar!.

 

    A paciência é uma virtude de muitas faces, pois é diferente em cada caso. Às vezes precisa ser lenta e persistente, outras silenciosa. Às vezes é necessário que fale, que pressione, outras, que deixe o outro livre. Algumas vezes tem de elogiar, outras cobrar, criticar. Pode incentivar, sugerir, ou então, permanecer quieta e permitir que a experiência aconteça sozinha... Paciência é espera, é amor, é percepção, é estar totalmente aberto ao tempo e ao movimento do outro, é acompanhar as suas evoluções, é ouvir, observar, esperar. Esperar sempre o melhor. Esperar a porta se abrir, a luz se acender, a mente compreender, a harmonia tomar conta do gesto. Adequar o nosso ritmo ao ritmo do outro, as nossas palavras, as nossas expectativas. Ver com os olhos do outro, trabalhar com a energia do outro.

Ser paciente é sair de nós mesmos e sermos o outro, visto com nossos olhos e com os olhos dele. É o equilíbrio entre estes dois olhares.

 

 

 

Nenhum comentário: