terça-feira, 9 de abril de 2013

"Exemplos"

    Decididamente, estes têm sido días deliciosos. O clima está comecando a ficar frio, mas o céu continua deslumbrante e o perfume, o som e as cores deste país me abracam em todo momento... Definitivamente, nao  tem como se sentir infeliz aquí. Nao digo que nao se tem problemas, mas tem algo indescritível e poderoso que mantem o ânimo e a esperanca feito rochas contra vento e maré. Podem ficar algunas cicatrizes, mas as rochas continúam ali... Fora isso, o negócio da entrevista da Folha de Londrina -via e mail- para uma materia sobre os escritores que têm colaborado na secao de crônicas, me deixou ainda mais feliz, se isso é possível. Imaginem, eu envio meus textos desde 2007 e detenho o recorde de crônicas publicadas! Sinto-me honrada de que ainda me levem em conta, a pesar de estar morando no Chile agora. Bom, desde que comecei e tive a mina primeira crónica publicada ( que foi literalmente a primeira que enviei) nunca mais deixei de escrever. Transformei isto numa deliciosa e motivadora rotina semanal e tenho sido amplamente recompensada, gracas à Deus. Pois adoro chegar às pessoas, tocá-las, comovê-las, inspirá-las, ajudá-las de alguma forma a perceber a beleza da vida, os milagres que se escondem no seu dia-a-dia. Nao tenciono ganar o Pulitzer. Me conformo com ajudar um pouquinho à felicidade dos outros, pois eu me sinto tao feliz que acho que nao custa nada comparti-lo com todos os que queiram fazê-lo.


    Assim como os maus exemplos se evitam, se esquecem e sao banidos das nossas vidas, os bons, pelo contrario, perduram, se espalham, se repetem, se transmitem e nos fazem crescer e melhorar como seres humanos. Bons e maus exemplos sao legados e toca a nós o deber ou a maldicao de perpetuá-los.
    Meu pai amava a música clássica. Minha mae sempre tinha um elogio sincero na ponta da língua. Meu avó adorava a história e passava horas contando-nos episódios emocionantes e descrevendo seus protagonistas. A minha madrinha era fanática pelo teatro e vivía costurando mil disfarces para nós, construia ciudades com caixinhas de fósforo e nos desenhava historinhas em cadernos velhos. A minha avó materna amava ensinar, amava o campo. A tia Virgínia era uma anfitriona de primeira, que fazia seus próprios sorvetes de café com leite -à moda antiga- para servir aos seus convidados e era capaz de botar uma única rosa num vaso de cristal e iluminar toda a habitacao. A minha professora de inglês do segundo grau estaba sempre elegantemente trajada, com discrecao e bom gosto. Meu professor de espanhol era um lutador, um autêntico idealista que realmente se importava com seus alunos. Se nao fosse ele, eu nao estaría escrevendo hoje... A empregada que trabalhava em nossa casa, que era o retrato da boa vontade, disposicao e paciencia, do esforco e da modestia. A minha colega, professora de música, que me mostrou que, apesar dos nossos defeitos e problemas, somos capazes de ayudar e apoiar os outros... E assim tantos que passaram, passam e, com certeza, continuarao a passar pela nossa vida, deixarao a sua marca nela. Sempre lembraremos deles e passaremos adiante seus exemplos porque estes nao somente fizeram bem a nós, mas sao para o bem de todos e no fim formarao parte da história da humanidade.
     Bons exemplos sao semelhantes a sementes lancadas em boa terra: florescem e se espalham, dando flores e frutos eternamente. Vamos tentar repetir tudo de bom que vimos e que experimentamos e vamos tentar criar novos bons exemplos para assim deixar um legado concreto, positivo, para cumprir nosso propósito nesta vida. E, quem sabe se, depois que tenhamos ido embora, alguém, numa roda de conversa, nao diz: "E foi por causa do seu exemplo que eu decidi me tornar enfermeira". Ou entao: "Ela me ensinou a ser sempre positiva e creativa, a seguir a mina inspiracao, porque era isto que ela fazia".
    Revisemos a nossa vida e com certeza descubriremos que possuímos exemplos fantásticos nelas. No entanto, precisamos ser humildes e gratos o bastante para reconhecê-los e aceitá-los, dar-lhes seu crédito e repeti-los para que, deste jeito, passem a formar parte da nossa história e da dos outros à nossa volta. Se nao fizermos assim, todos estes bons exemplos se perderao e teremos roubado uma parte do seu propósito à heranca daquele que o deixou para nós.

Nenhum comentário: