sábado, 20 de abril de 2013

"Uma oportunidade de triunfar"

    Adoro acordar cedo e sair para a rua para respirar o ar frio da manha e encontrar aquela multidao apressada rumo aos seus trabalhos... Expressoes das mais diversas, mil figurinos, diferentes velocidades e pensamentos pasando pelas suas cabecas. Em todo lugar se respira esforco, determinacao, creatividade, persistencia. Todos se preparam para a batalha diária, para cumprir as suas metas e abonar mais um dia para o salário do mês... Enquanto camino com passadas firmes pelo calcadao, esquivando ciclistas e trabalhadores, estudantes e turistas com as suas câmeras e seus sotaques engracados, vejo como a cidade acorda, as pessoas vao chegando às lojas, aos escritorios e restaurantes, às suas esquinas e bancos com as suas sacolas, jornais, celulares, pastas, carrinhos, mangueiras e vassouras, e vao tomando seus lugares, comecando a formar parte do imenso quebra-cabeca que é a rotina neste pequeno pedaco da cidade. E percebo que em cada canto existe esse impulso, essa forca, essa criatividade que procura a sobrevivencia, o servico, a chance de encontrar um lugar no acontecer da metrópole. Mas para isto tem que sobressair, tem que ser esperto, ter uma receita melhor, um local mais atrativo, um sorriso mais brilhante e acolhedor, as palabras simpáticas, a atencao mais rápida e eficiente. E o que mais me emociona deste desafio diario é que parece que todos têm a sensacao de que existe uma oportunidade de triunfar, de construir um futuro, de crescer e ser feliz, entao trabalham sem descanso para consegui-lo, vencendo todas as adversidades e desafíos, com um otimismo e uma perseveranca a toda prova... E isto acaba sendo tremendamente contagioso; dá para sentir perfeitamente ao pasar diante de qualquer diminuta lanchonete lotada de fregueses comprando seu café da manha, das mesinhas dos restaurantes estratégicamente colocadas sob a sombra generosa das árvores, das lojas e quiosques, dos ambulantes que ajeitam suas mesinhas ou toalhas na grama e na calcada e arrumam cuidadosamente a sua mercadoria para atrair os fregueses... Tudo ferve, se mexe, respira essa ânsia de conquistar, de se superar. Nao encontro pessoas sonolentas em minha caminhada, mas gente animada, acordada, pronta para encarar outro dia, e nao sei por quê esta energía me deixa feliz, orgulhosa e com vontade de participar, de contribuir... O clima me envolve enquanto percorro o calcadao, enche meus pulmoes de um ar vigoroso e otimista, me convida a observar, a aprender, a refletir e me integrar, pois parece que também me aguarda algo grandioso na volta da esquina, uma surpresa positiva, algún encontro importante -se bem todos o sao- algum detalhe que vai contribuir para que a minha vida seja melhor e mais feliz.
    Este é o efeito que os meus compatriotas me produzem, é a forca que move este país.

Nenhum comentário: