sábado, 27 de abril de 2013

"Um lugarzinho"

   Semana passada estaba tentando aprender a cortar, copiar, colar e todas esas coisas que o computador nos oferece para facilitar a vida e assim nao ter que estar transcrevendo do meu diario toda vez que posto uma crónica, mas a coisa acabou comendo o prólogo que tinha escrito e a letra -pelo menos no blog em español- saiu enorme, do tamaño que está em meu diario (Como podem supor, sou bem ceguinha) entao o texto ficou longuíssimo e muito esquisito... Afinal, acho que vou continuar com meu método antigo, mesmo se dá um pouco mais de trabalho, caso contrario teria que escrever em eu diario com a letra deste tamanho e nao pretendo pegar uma dor de cabeca porque nao enxergo direito... Como podem notar, às vezes gosto de complicar a vida... Mas escrever duas vezes o texto me ajuda a corrigi-lo, melhorá-lo, tirar o acrescentar algunas coisas... Bom, é bem sabido que os artistas nunca estao totalmente satisfeitos com sus obras e continuaríam aprimorando-as até seu último fôlego nao fosse pelos seus agentes que as tiram deles e as publicam ou expoem. Entao, como também tenho esta manía, acho que posso me considerar entre os neuróticos perfeccionistas desta lista.
    E aproveitando que as minhas maos ainda nao estao muito geladas porque já liguei o aquecedor, aquí vai a da semana, sem coisas esquisitas.


    Todos temos aquele espaco, aquele cantinho, aquele sofá, essa pontinha do quintal onde bate o sol ou sopra uma brisa refrescante e perfumada, onde nos sentimos como dentro de um lugar sagrado, uma espécie de templo pessoal no qual conseguimos pensar com absoluta clareza e honestidade, resolver nossos problemas, planejar o futuro e nos preparar para as batalhas, botar orden nas idéias e nas contas, analisar situacoes, entrar em contato com algo íntimo e divino e nos sentir consolados e seguros, inspirados para continuar enfrentando os desafíos da nossa vida. É um espaco indispensável, um tempo insubstituível, somente nosso, como aquele esconderijo que tínhamos quando éramos criancas... E quando o encontramos, imediatamente podemos reconhecê-lo porque, de alguma forma misteriosa e irressistível, nos convida a nos aproximarmos, a entrar nele, a sentí-lo, a fazer amizade... E se aceitamos o convite, aos poucos iremos percebendo que este lugarzinho comeca a parecer conosco, pois quase sem querer vamos enfeitando-o, tornando-o aconchegante, bonito, cómodo. Vamos botando nele nao só elementos externos, estéticos, mas também todos os segredos do nosso coracao.
     Eu já criei em nosso apartamento um cantinho onde posso sentar-me para  escrever e meditar, junto da fruteira perfumada e com vista para a janela onde estao meus vasos. Ainda nao é o lugar perfeito, mas funciona bastante bem. De qualquer jeito, já plenejei comprar a minha escrivaninha, a cadeira topline, a impressora, o computador fixo, o portalápiz, os vasinhos, quadrinhos e todas esas coisinhas que farao meu estúdio pessoal ser eficiente e acolhedor. Eu preciso de espacos fixos, seguros e ordenados, pois é somente neles que consigo criar o clima para produzir, a atmosfera para meditar e chegar a conclusoes importantes. Passamos a conhecer a paisagem da janela, as suas cores, sons e cheiros em cada hora do dia e nos sentimos serenos e confortáveis com isto. Eu dependo deste ambiente familiar e controlado para poder escrever, assim como para muitas outras coisas, e  estou convencida de que os outros também necessitam desta harmonia para poder produzir e ter paz... O caos só nos trava, nos dispersa, nos irrita. Mas o equilibrio e a certeza destes lugarzinhos sagrados e pessoais pode ser o melhor início de qualquer aventura.

Nenhum comentário: