sábado, 16 de agosto de 2014

"Alguém se arrepende de uma boa acao?"

    Parece que o verao está com pressa este ano. No meio de agosto teremos 30 graus de temperatura amanha!... É claro, sao 30 graus de inverno, mas o povo já saiu para comprar camisetas regata, sandálias e shorts, as gelaterias estao lotadas e todos andam por aí de óculos escuros e bermuda. Mas estao esquecendo que isto é uma situacao passageira e que logo o inverno estará de volta com tudo, por mais um mes. Mas nao se pode negar que é muito gostoso deixar de lado as blusas de la, meias e agasalhos por alguns dias e se sentir mais leve e acariciada pelo sol (apesar da poluicao. Francamente, nao sei como é que os raios do sol conseguem atravessar esta camada cinza e parada sobre a cidade que todos nós, infelizmente, respiramos a cada dia)... Mas já falta pouco para a chegada da primavera, entao tem que ser paciente e tirar o melhor partido deste restinho de frío que ainda temos.
    E com todo este otimismo e com saudades de um sorvete (diet, é claro) aqui vai a da semana:


    O rapaz abre a porta para o homem carregado de caixas. A moca cede o banco no ônibus para a mulher com o bebê. O senhor ajuda à idosa cega a atravessar a rua. A senhora com o carrinho cheio deixa seu lugar na fila do mercado ao homem que comprou só um quilo de pao. O conserje sai da sua fortaleza para ajudar à moradora com os pacotes... Gestos breves, simples, espontáneos, mostras da bondade que temos no coracao. E nos sentimos tao bem cada vez que o fazemos!... É feito semear, iluminar, como contagiar, pois com certeza quem recebe nosso gesto de amabilidade se sentirá tentado a repeti-lo com outros que cruzem seu caminho. E deste jeito, feito um leque, a gentileza, a compaixao, a generosidade e o desprendimento podem ir tomando conta de cada espaco, demonstrando que somos intrínsecamente bons.
    Sei que tenho escrito muito sobre este tema, mas é que nao posso deixar de perceber que é uma atitude que realmente funciona e que pode mudar o mundo... Eu mesma, outro dia, me senti uma mistura de heroina, Papai Noel, discípulo, adolescente e profundamente feliz quando o rapaz exclamou, sorrindo:
    -Nossa, que bom poder comecar o dia assim!- só porque eu tinha deixado ele passar na minha frente na fila do mercado.
    Caramba!, como pode ser que algo tao simples, tao fácil e banal provoque na gente e no outro sensacoes tao boas, profundas e verdadeiras? E, realmente, nao custa nada!... Pratiquem-no e vao perceber que o que digo é a mais pura verdade: nós possuimos a faísca da bondade espontánea e desinteressada, do desejo de ver bem o outro, de ser caridosos e úteis, porém, grande parte das vezes nos negamos a acendê-la pelos motivos mais fúteis e porque parece ser mais fácil ignorar as necessidades dos demais. Mas, sinceramente, nao acredito que ninguém se sinta mal ou se arrependa de ter feito uma boa acao. Entao, se nos faz tao bem, por que somos tao mesquinhos para presenteá-la?... Pode ser que num comeco nos custe e que demoremos a perceber como e quando agir, mas quando isto se transforme num hábito, será deliciosamente compensador.
    Entao nós, que temos esta consciência, podemos comecar dando o exemplo. É bom demais como para ignorá-lo!

Nenhum comentário: