domingo, 31 de agosto de 2014

"Conjuros"

    Sei que tinha prometido escrever um conto na semana passada, mas andei meio ocupada correndo atrás de exames (os rotineiros de uma diabética que se preze) e consultas no médico o que, como vocês já devem saber, consome uma quantidade de tempo e energía inimagináveis. Mas tem que fazer se a gente nao quer se deparar de repente com alguma surpresa desagradável, né?... Em todo caso, o tempo e a energía valeram a pena porque tudo estava bem. Alguma coisinha com uns episódios de pressao alta (mas ainda nao sou hipertensa) e umas décimas a mais no colesterol ruim, mas nada que um comprimidinho  e uma dieta bem levada nao solucionem. O resto está ok, o coracao contente e cheio de expectativas, o cólon tranquilo e a alma inspirada.... Entao, de repente esta semana o conto sai.
   E aproveitando toda esta inspiracao, aqui vai a crônica da semana.


    É engracado como, às vezes, tem palavras ou frases que descobrimos ou aprendemos, que nos cabem tao perfeitamente e que, ao dizê-las ou pensá-las com clareza em certas situacoes, parecem agir feito conjuros ou fómulas mágicas. A minha preferida -e que funciona de maravilha- é: "Nao quero. Nao preciso. Nao mereco". Foi algo que aprendi com a minha psicóloga em tempos muito difíceis e que sempre tem me ajudado a resolver ou lidar com situacoes complicadas. No instante que respondo as três frases -seja com um "sim" ou um "nao"- tudo fica claro e me sinto preparada para agir. Tem outras também, mas estas descubri aos poucos, na medida em que os acontecimentos e os encontros ocorriam. "A minha decisao está tomada e sei que é o certo". "É verdade que vou ficar preocupada, mas isso nao vai me fazer mudar de ideia". "Fiz tudo que pude, de todo coracao, mas nao funcionou"... Todas estas relacionadas a problemas pessoais que, de  verdade, me tiveram com a  cabeca -e o cólon- fervendo durante bastante tempo... Mas, no momento em que estas frases surgiram na minha cabeca, firmes e claras, após uma longa e sincera reflexao, a tranquilidade e a certeza afastaram a minha angústia e meus receios e me senti confiante para seguir em frente... Por isso, acredito que a receita para descobrir e aprender a usar estas fórmulas mágicas é, precisamente, parar o tempo que for preciso e meditar, analisar, ser honesto e firme, realista. Entao, as palavras irao surgindo naturalmente, até formar a frase final, a resposta e o apoio que precisamos para agir.
    Acredito que todos temos os nossos conjuros e fórmulas mágicas, que nos ajudam a sair adiante nos conflitos, nos fazem tomar decisoes e agir pelo nosso próprio bem e progresso. Por isso, em cada problema que enfrentamos, precisamos mergulhar sem medo, pois somente chegando ao fundo é que encontraremos as palavras ou frases que nos libertarao  e nos levarao de volta à superfície.

Nenhum comentário: