sábado, 6 de setembro de 2014

"Uma vida modesta"

    Hoje estou breve, porém, nao porque estou com pressa, mas porque, miraculosamente, consegui resumir o que quero dizer numas poucas linhas. Talvez seja porque levo muito tempo pensando nisto, ou entao porque o dia está belíssimo e me inspirou a escrever sem muitos rodéios, talvez porque ontem terminei a correcao da primeira parte do romance do meu amigo brasileiro e ele gostou muito do meu trabalho, entao fiquei tao feliz que enxergo as coisas muito claras... Nao sei ainda, mas gostei da sensacao e acho que, além dos contos que enviei para o concurso "Santiago em 100 palavras", este é um recorde em meu estilo, que é sempre cheio de detalhes e explicacoes... Nao, nao é que nao goste ou que esteja pensando em mudá-lo. Nao, ele já está definido e me interpreta por completo, mas como é inusual ser tao breve, até eu mesma me surpreendi!... De qualquer jeito, espero ter atingido meu objetivo apesar das poucas palavras.

    O que é uma vida modesta, afinal de contas?... Vejo tantas ao meu redor! A maioria, para falar a verdade... Vidas cheias de esforco e sacrifício, de simplicidade, de otimismo e anonimato, porém de imensa riqueza e fé... E o que é ser modesto? É "desaparecer"? ¿É dedicar-se a si mesmo e àqueles que estao perto, àqueles que encontramos ao acaso no nosso dia-a-dia? É aceitar o que nos toca com alegría, tirando proveito e fazendo-o crescer e melhorar, sem invejar os outros?... Talvez um pouco de tudo isto. Talvez seja viver aqui e agora, desfrutando o que Deus coloca em nosso caminho e compartindo-o com quem nos rodeia. Pode ser ajudar desinteressadamente, agir quando é preciso e continuar teu caminho sem procurar reconhecimento ou recompensa. É como ser tudo e nada ao mesmo tempo, como estar sempre à disposicao, é querer tanto o próprio bem quanto o do outro... Acredito que a vida modesta é aquela que ama e aproveita o que tem, que curte um dia de cada vez, que deseja e possui o suficiente e nao mais.
    Esta é a vida que vim viver aqui.

Nenhum comentário: