domingo, 24 de agosto de 2014

"Atravessar a máscara"

    Bom, o inverno voltou definitivamente após aquele veranico inesperado, entao também voltaram as botas, meias de la, agasalhos e blusas grossas...  Porém, a fria chuva dos últimos dois dias fez maravilhas pela qualidade do ar e pela paisagem: a cordilheira está simplesmente deslumbrante! Eu nao sabia que um dos morros mais baixos que rodéiam Santiago já estava tudinho verde, pois a poluicao nao me deixava vê-lo, mas hoje consegui enxergá-lo pela janela do corredor. Foi uma autêntica e agradável surpresa!... Tomara que chovesse mais um pouco, para termos a chance de respirar um pouco melhor por mais um tempinho. Esta cidade é maravilhosa, mas como toda grande metrópole tem uma péssima qualidade de ar. Eu já ando com uma tosse e o nariz meio entupido por causa disto, mas tenho certeza de que esta chuva abencoada vai dar uma melhorada na coisa. E depois, quando chega o verao a situacao fica um pouco melhor porque o calor faz com que a nuvem de poluicao suba um pouco e nos deixe um ar um pouco mais puro para respirar.
    E tomando um longo fôlego deste ar brilhante e transparente, aqui vai a desta semana:


    Derribar mitos nao é coisa fácil, definitivamente, sobretudo quando eles estao tao firmemente enraizados em nossa existência que já fazem parte dela. Quanto mais tempo levam exercendo seu poder, mais dificultoso se torna erradicá-los. Às vezes se tornam tao fortes que a gente acredita que sao realmente indestrutíveis e que estamos fadados a sufri-los até o nosso último día. Mas eu acho que esta sensacao se deve a que nós mesmos os alimentamos e justificamos pensando que estamos em débito com eles de alguma forma e que tirá-los da nossa vida nos acarretará algum mal e inclusive atrair uma punicao de Deus. Isto prova que somos capazes de criar e cultuar as nossas próprias supersticoes, vindas das nossas experiências ou da educacao que recebemos. Mas, será que precisamos mesmo delas para nos sentir seguros, protegidos, poderosos, controlados?...
    É verdade que tem alguns que até, em seu momento, podem ser positivos e dar-nos forca nos momentos difíceis ou nos  servir de inspiracao e nos dar coragem. No entanto, existem outros que, se nao freamos, sao capazes de nos destruír. E é difícil se enfrentar a eles, identificá-los como tais -pois  estamos acostumados à sua presenca- e aceitar que possuem uma influência totalmente negativa apesar da aparência "políticamente correta" que possam apresentar. Mas quando a sua proximidade nos faz mal física, psicológica e, às vezes, inclusive espiritualmente (e sem dúvida somos capazes de perceber isto, mesmo que  tentemos negar esta realidade) acho que nao se pode esperar mais para afastá-lo de nós. Se conseguirmos atravessar a máscara das suas intencoes e atitudes -que, inclusive, podem até ser inconscientes- e percebemos a verdade, entao será um pouco mais fácil derrubar este mito e afastar-nos dele. De uma certa forma, os mitos nos tornam adictos, dependentes, medrosos, sem identidade, sem coragem para sermos livres e viver os nossos próprios sonhos.
    Se diz que coisas, situacoes e pessoas permanecem no mundo e em nossas vidas enquanto sao necessárias, entao, acho que a coisa é aprender a perceber quando cada ciclo termina e chegou o momento de deixá-los ir embora porque já fizeram a sua parte, o que significa que estamos prontos para continuar e comecar a percorrer novos caminhos, nos quais precisaremos de outros apoios, outras pessoas, outras regras, outros comportamentos, outros mitos... Porque, ao que tudo indica, está provado que nao podemos parar de criá-los... Porém, devemos aprender a perceber em que momento eles se tornam daninhos. Entao, precisamos aprender a conviver com eles e nao permitir que nos dominem, deixando-os para atrás quando é necessário.

Nenhum comentário: