sábado, 14 de fevereiro de 2015

"Eu sei que você está aí"

    O calor deu uma trégua hoje -se é que 33° se pode chamar de trégua, porém, considerando que ontem fez 38°...- e até corre uma suave brisa pelas ruas, como se o verao quisesse se desculpar por nos fazer derreter. Mas verao é assim mesmo, entao está desculpado, pois é justamente a sua temperatura e seus céus azuis os que chamam às férias, à piscina, às praias e ao delicioso descanso, à curticao em família, às saladas e os sorvetes, aos shorts, havaianas e camisetas regata... Entao, o calor vale a pena, desde que nao sea exagerado. E aqui tem que aproveitar bem, porque nao dura muito. Logo chegam o outono e o inverno, que parecem nao acabar nunca mais, e ali estamos nós, morrendo de saudades destes días quentes e luminosos... Bom, é assim nos países nao-tropicais, mas eu o prefiro, porque 38 graus com 90% de umidade, ninguém merece!
    Entao, vou aproveitar a gentil trégua para postear as crônicas de hoje, antes que a temperatura suba e eu fique grudada na cadeira. Já estou parecendo uma lapa!


    Aprendi da minha mae que tem que tratar bem às pessoas, que tem que animá-las e elogiá-las, porém nao falsamente, pois mais cedo ou mais tarde elas vao perceber esta falsidade e vao acabar vendo-nos como a hipócritas. Tem que procurar sinceramente o detalhe, o gesto, a graca, tem que observar com amorosa atencao para descobrir o bom, o positivo, o necessário. Todos precisamos ser bem tratados, ser notados e levados em conta. Precisamos saber que as nossas caraterísticas positivas transparecem e sao valorizadas, sejam elas físicas ou espirituais. Precisamos lembrar que às vezes um encontro, algumas palavras ou um gesto sao capazes de mudar a vida de alguém. E se somos nós os portadores dessa mudanca? E se é a nossa palavra gentil e solidária, nosso gesto desinteressado, nosso sorriso ou nossa empatia e elogio o que salva o dia de alguém?... Nenhum encontro deve ser desperdicado, pois todos sao feito pequenas missoes que precisamos cumprir -ou ajudar um outro a cumprir- pequenas licoes que devemos aprender ou ensinar. É só procurar em nosso coracao a misericórdia, a bondade, a solidariedade, a honesta empatía com o outro e nosso gesto será sincero e terá efeito.
    Tem que tratar bem às pessoas, nao somente porque é bom para elas, mas também porque é bom para nós mesmos, e praticando esto toda vez que encontramos alguém, se tornará natural e fácil, pois nos ensinará a parar um pouco e a prestar atencao no -e nos- que nos rodeam, a sair um pouco da nossa concha, na qual podemos estar nos afogando e ficando cegos e surdos, egocéntricos, e a nos ocupar e preocupar por outras pessoas e situacoes, a nos afastar do nosso umbigo e contemplar os nossos problemas sob um novo ângulo, uma perspectiva que nos obriga à comparacao e reavaliacao, à renovacao e repostulacao diante da vida e os desafios que nos impoe.
    Tratar bem é dizer "Sei que você está aí e me importo com você". E demonstrá-lo. E isto, nos días de hoje, cheios de pressa, concorrência e receio, de distância e internet, nao tem preco e pode transformar muita coisa, pois nos mantêm humanos, próximos, cálidos, em contato.

Nenhum comentário: