domingo, 8 de fevereiro de 2015

"Vida inconsciente"

    Hoje está excepcionalmente agradável, meio nublado e com uma leve brisa que passéia pelo apartamento, que está com todas as janelas abertas... Delicioso, inspirador. O verao decidiu dar-nos uma pequena trégua para que possamos refrescar os nossos cérebros meio cozidos, e se agradece. Aí sim da vontade de sentar para aescrever, entao vou aproveitar, antes que o sol mude de idéia e decida voltar a brilhar e esquentar e meu quarto vire um sauna bem quando eu vou dar a minha soneca deppois do almoco... Entao, aqui vai a da semana:


    É inacreditável como tem gente que nao se dá conta -ou nao se importa, o que é bem pior- de nada: se faz sol, se a louca ficou bem lavada, se o quarto está arrumado, se os jardins estao floridos, se os pássaros cantam. Nao percebem o que comem, o que cheiram, o que escutam, se tem algo novo, se a paisagem é bonita... Entendo que tem pessoas que estao absolutamente esmagadas, encurraladas, obsessionadas pelos seus problemas, mas também acredito que sair um pouco deles, se afastar para prestar atencao em outras coisas pode ser bom para renovar a perspectiva, para encontrar exemplos alentadores, para dar-se conta de que nem tudo na vida é negativo nem gira em torno delas. Às vezes, estas pessoas foram sempre deste jeito. Outras, foram ficando assim alienados com o passar do tempo e um acúmulo de experiências negativas que nao conseguiram resolver, e nao sao capazes de viver de outro jeito, mesmo sentindo vontade de mudar porque sabem que teriam uma melhor qualidade de vida. Deve ser duro, sobretudo quando se tem medo de mudar, quando se está convencido de que as coisas sao assim mesmo e nao tem nada a fazer. Mas o pior é quando se pensa que a gente merece, que cometeu tantos erros que agora tem de pagá-los levando esta existência cinza e sem consolo, sem beleza nem alegría, sem saída. O único que conta e do que se tem que ocupar sao os problemas e as culpas, que só ficam maiores com esta atitude. O círculo vai fechando e se deixa de enxergar os outos, as oportunidades, as solucoes, os presentes de Deus.
    Vida inconsciente, sem propósito, sem saídas. É terrível, mas é a vida que muita gente leva sem perceber ou sem conseguir escapar dela.

Nenhum comentário: