sábado, 21 de fevereiro de 2015

"Uma recomendacao!

    Pegar um tremendo de um resfriado bem no meio do verao?... Sim, é possível, porque eu estou com um que me tem mais pra lá do que pra cá, com o nariz escorrendo, a cabeca feito uma bomba relógio e o corpo totalmente mole. Estou deste jeito já faz quatro dias, e, apesar de que estou comecando a me sentir um pouquinho melhor, ainda estou com mais vontade de ficar jogada na cama do que sentar aqui para escrever. Para piorar o panorama, ontem à noite, os vizinhos inventaram de botar o apê pela janela numa festinha que teve direito a uivos, corais desafinados no terraco, karaoke e gargalhadas ate as três da madrugada... Entao, imaginem como estou hoje! Só estou sentada aqui para nao faltar ao meu compromisso com vocês. E nem me perguntem como é que fui no mercado e voltei puxando aquele carrinho lotado que parecia pesar uma tonelada!.. Mas, em fim, já que estou aqui, e que tenho a maravilhosa chance de tirar uma longa e reparadora soneca depois de almoco, vou fazer o esforco e postear a crônica de hoje. E já vou pedindo desculpas de antemao se tiver algum erro de digitacao, porque já estou enxergando meio borrado...


    Quando vejo esse monte de gente tao cheia de problemas que nao conseguem solucionar e que nao somente afeta e prejudica eles mesmos, mas também às suas famílias e todos os que estao perto, que interferem em suas vidas profissionais e às vezes os levam a cometer atos extremos e sem volta, fico mais convencida de que todo mundo deveria fazer terapia psicológica pelo menos uma vez na vida. Nao sei, talvez esto deveria formar parte do currículum escolar ou professional durante pelo menos un ano para que as pessoas pudessem conhecer a si mesmas e aprender a lidar com as situacoes que podem ir aparecendo ao longo de suas vidas.  Aprender sobre seus processos e descorir algo assim como fórmulas, esquemas o dinámicas de percepcao e análise que pudessem utilizar para enfrentar e resolver conflitos, tomar decisoes mais acertadas, corrigir comportamentos daninhos e facilitar a convivência com os demais. Eu propria fiz terapia por seis u oito anos e posso assegurar que foi um dos investimentos mais proveitosos e duradouros que fiz em minha vida, pois até hoje posso utilizar tudo que aprendi com excelentes resultados.
    É verdade que eu cheguei no consultório da médica por causa de uma crise de pânico, mas se eu soubesse o bem que me faria nao somente para solucionar mi problema, mas também para melhorar a minha qualidade de vida depois  do tratamento, eu juro que teria ido muito antes. Acho que deveria ser uma espécie de opcao ao invés de uma obrigacao ou necessidade quando nao se está bem. Quantos sofrimentos, angústias, conflitos e accoes erradas nos pouparíamos! É tao agradável poder compreender, aprender a perdoar -sobretudo a si mesmo- a voltar atrás, a recomecar! Es algo tao liberador saber o que está acontecendo e ser capaz de reagir e sair adiante! Nao é que a terapia vai nos salvar dos desgostos, as perdas, fracassos ou erros, mas pode nos ajudar a diminui-los bastante e a fazer com que percebamos e reajamos de um jeito muito mais positivo e acertivo quando estes acontecam. A coisa nao é eliminar os problemas -até porque isto é completamente impossível- mas aprender a agir diante deles para nao prejudicar a nós mesmos nem os outros.
    Se eu pudesse -e nao soasse tao esdrúxulo dada a opiniao que se tem sobre ir a um psicólogo- eu recomendaria a todo mundo algum tempo de terapia. Com certeza, aos poucos, isto se faria menos necessário, já que o que se aprende nas sessoes seria passado de pai para filho, passaria a formar parte da dinâmica cultural de comportamento. Os processos da terapia seriam assimilados e se tornariam habituais e, seguramente, no fim teríamos uma sociedade muito mais equilibrada e pacífica.
    Como é que ninguém teve esta ideia ainda?
  

Nenhum comentário: