sábado, 18 de abril de 2015

"O pintor"

    Bater papo com o nosso corpo é um ótimo método para se manter conectada, apoiar, consolar, dar forca para si mesmo e manter a fé. E por que digo isto? Pois porque acredito firmemente que temos o poder de nos comunicar com tudo (já que somos feitos da mesma matéria) e especialmente com o nosso próprio corpo, e isto é muito bom quando a gente vai ficando velho e se enchendo de achaques, pois podemos conversar à respeito com ele, e chegar a acordos e perdoes indispensáveis para que as coisas funcionem bem e tenhamos uma vida melhor, mais longa e mais digna... A minha irma veio me visitar por estes dias e me lembrou sobre este dom que possuímos  os humanos e decidi botá-lo em prática com verdadeira fé e todo o poder que tenho... E está funcionando!... É tudo psicológico?... Pode ser, mas se me faz sentir melhor entao vou continuar fazendo-o. Eu recomendo a vocês este tipo de atitude, que nada tem a ver com religiao, porque faz a gent e se sentir muito mais seguro, apoiado e otimista, por mais esquisito que possa parecer. Pois quem melhor do quqe nós mesmos para amparar-nos, dar-nos coragem e saúde?... Como descobri já faz um tempo, tudo na vida depende da atitude com a qual você enfrenta as situacoes.
    E após este conselho aparentemente meio descabelado e até infantil ou ingênuo, aqui vai a crônica da semana. E já estou produzindo esses contos curtos para semana que vem!


    Gosto daquele pintor que fica ali num dos passeios do centro com suas obras na escadaria da loja de telefones, perto de onde eu moro. Todo dia traz seus quadros e materiais  de trabalho organizados num carrinho y mantem a sua improvisada galeria-atelié sempre limpo e arrumado, apesar de trabalhar ali mesmo com as suas tintas e pincéis. Mas bota tudo em cima de uma lona no chao, junto com a tela que está pintando. Porque está sempre pintando, criando todo tipo de quadros dos mais diferentes estilos e tamanhos... E é isto precisamente o que gosto dele: seu ecletismo. Nao diria que é um tremendo de um pintor, mas tem talento e qualidade o bastante como para satisfazer o gosto de muitos. E cliente é o que nao falta, mesmo se as suas obras nao sao lá muito baratas. Sempre tem alguém observando, perguntando, encomendando É um artista, nao da para negar, porém é inteligente, prático e sensível o suficiente como para perceber que seu talento -sobretudo se pretende viver dele- precisa ser eclético, se abrir àquilo que os clientes lhe pedem, entao produz nos mais variados estilos, para assim manter uma boa e satisfeita freguesia. Nao da uma de gostoso, de purista ou de intelectual que "nao se vende" ao consumismo. Ele, simplesmente, pinta e é feliz fazendo-o, é feliz vendo que a gente gosta da  sua arte, que eles levam seus quadros e os penduram em suas casas, escritórios ou estabelecimentos. Isso é suficiente para ele, é o bastante para se sentir realizado... Mas, qual o segredo do seu sucesso?... A flexibilidade, seu poder de adaptacao, a empatia com as pessoas a quem mostra e oferece seu trabalho.
    Tomara que todos pudéssemos ser assim de flexíveis e ecléticos, sem sentir por isto que estamos traindo algum tipo de doutrina, de ideal, de postura diante da vida. Na verdade, sao os intransigentes os que terminam sacrificando coisas muito mais importantes do que uma atitude: a convicência, a partilha, a troca de experiências, o aprendizado, a harmonia e o crescimento na compaixao e a tolerância que tao importantes sao para que este mundo seja um lugar melhor de se viver.

Nenhum comentário: