domingo, 14 de agosto de 2016

"Quando a gente cresce"

    É inacreditável como este bicho demora para ir embora... Estou no fim da minha terceira semana de gripe e ainda nao me sinto cem por cento. Sinto tonturas e fraqueza, e realmente nao tenho certeza de se isto é seqüela da doenca ou os remédios tao fortes, ou se tem algo a ver com as minhas neuroses pessoais... Bom, a verdade é que metade de Santiago anda mais ou menos igual, entao acho que devo acreditar que é mesmo da virose e que logo irá embora... Porque é mesmo muito desagradável andar desse jeito. Por isso lhes digo: se cuidem! Porque nao tem nada melhor do que estar saudável.
    E ainda com algumas tosses e tremores e um agradável feriado longo com a minha fiha em casa, aqui vai a crônica da semana.


    Acho engracado ver como a gente fica tao digna e corajosa quando cresce. Agüentamos firmes e estóicos coisas que quando criancas nos provocavam choro, birras, gritos de medo, dor de barriga e furiosas tentativas de fuga. Situacoes diante das quais fazíamos tremendos escândalos e nao tínhamos a menor vergonha de rejeitar das formas mais indignas e espontáneas. Nao, quando adultos nos vacinamos, vamos no dentista, nos submetemos aos mais escalofriantes exames (como uma endoscopia)  aturamos broncas injustificadas, chefes tiranos, dor de estômago e frustracao com um estoicismo digno do mais corajoso espartano... Entao, eu me pergunto: é a maturidade, a resignacao ou o medo ao ridículo o que provoca esta mudanca? Deveríamos continuar demonstrando o que realmente sentimos diante de certas situacoes ou deveríamos ser polidos e dignos e engolir o temor, a raiva, a frustracao, a dor porque já estamos crescidos para bobagens? Porque com certeza continuamos a ter as mesmas sensacoes de quando éramos criancas. Porém, hoje as racionalizamos, as negamos, as disfarcamos, só que elas continúam ali porque sao instintivas, e as criancas agem instintivamente. Mas parece que nosso sentido se sobrevivência social se torna mais forte do que o da sobrevivência da espontaneidade... Nao estou dizendo que tem que andar por aí tendo chilique por qualquer coisa, mas às vezes esta suposta dignidade social de adultos pode se tornar uma carga insuportável.

Nenhum comentário: