domingo, 30 de outubro de 2016

"Fraternidade"

    E quase, quase que deixo passar... Como temos este feriado tao longo -quatro dias inteirinhos!- e precisei trocar o dia de ir na feira e no mercado, estava convencida de que hoje era sábado e que só amanha iria publicar a crônica. Ainda bem que meu amigo o rádio me avisou que HOJE é domingo, entao corri pra sentar aqui e postar o texto antes de que fique mais tarde... Realmente, tantos dias de folga podem deixar a gente meio despistada...



    Com o passar do tempo tenho me dado conta de que, em meus percorridos diários por diferentes lugares, acabo acompanhando sem querer pequenas histórias, capítulos das vidas daqueles com quem cruzo a cada dia. Em cada encontro, ou nas breves palavras que trocamos, descubro outro pedaco delas e me involucro mais um pouco em suas experiências, o que faz com que as minhas idas pra rua sejam uma aventura realmente fascinante... Conseguiu o emprego? A sua mae melhorou?... Comprou sapatos novos. Acrescentou uma melhoria ao seu lugar de trabalho. Nasceu seu filho. Ficou noiva. Aumentaram o salário. As dívidas se acumulam... E às vezes nem é preciso falar, pois ao vê-los todo dia se pode supor e elaborar uma história...
   Parece que, prestando atencao, poderíamos mesmo adivinhar o transcurso dos acontecimentos da existência de todos aqueles que encontramos à diário. E realmente nao faria falta falar, perguntar, bastaria com conectar-se, aprender a observar e interpretar... E é tao gratificante, tao cálido sentir que, de algum jeito, fazemos parte da existência dos outros, que verdadeiramente existe um laco, uma espécie de fraternidade universal, coisas comuns a todos, que podemos  entender e partilhar. Se pôr no lugar do outro em todo tipo de situacoes é o que nos tornará mais compassivos e tolerantes, mais sábios e humildes, mais humanos.

Nenhum comentário: