domingo, 12 de fevereiro de 2017

"Criancas e adultos"

    Estou pensando seriamente em mudar o dia em que publico estas crônicas, pois os finais de semana estao ficando meio complicados para fazê-lo. E como, na verdade, tenho todo o tempo do mundo disponível - a nao ser por algumas pequenas obrigacoes- para fazer isto quando melhor me convenha e esteja mais calma e inspirada, acho que poderei fazê-lo sem problemas. É verdade que o próximo fim de semana estarei mais livre porque a minha filha estará em Viña del Mar cobrindo o festival da cancao, mas depois disso tudo voltará ao normal e será complicado de novo. Entao, ja deixo avisado que semana que vem publicarei a crônica nao no domingo, mas na segunda, terca ou quarta da seguinte... De qualquer jeito, podem lê-las quando quiserem, já que sao curtinhas, mas é bom avisar, nao é mesmo? Assim, ninguém fica perdido e acha que renunciei... Vamos fazer o experimento e aí vocês me dizem o que acham. Sei que o fim de semana é melhor para ler qualquer coisa, mas como sao textos curtos, acho que podem fazer isto a qualquer hora, entao... Vamos ver no que da. Também fica mais fácil para publicar os contos, já que assim posso fazê-lo em dois dias diferentes e deste jeito as minhas costas nao sofrem tanto por estar muito tempo sentada diante do computador... Ah, é a idade chegando.
    E aqui vai a desta semana, ainda em domingo.



    Realmente, tem coisas que nao deveriamos abandonar nem deixar de lado ao virarmos adultos. Porque à medida que crescemos, nao sei por quê, vamos ficando pretensiosos, exibicionistas, cheios de pose, demasiado ambiciosos e complicados... Por exemplo: dêem para uma crianca uma mangueira ou uma piscina de plástico, um pacote de bolachas ou un sanduíche de queijo e presunto, uma garrafa de refrigerante num dia de calor e ele te dirá que passou as melhores férias da sua vida. E nao estará mentindo. Já um adulto acharia tudo isto cafona, denigrante, insignificante, patêtico, pobre... Nao, agora este adulto precisa de um hotel, uma praia, restaurantes, carro, passagens de aviao, toda uma infraestrutura que lhe mostre ao mundo o bem que está indo, para poder se gabar das suas férias... Pode ser até agradável, mas se pensamos no estresse devastador que obter tudo isto pode significar, a coisa como que perde bastante a graca. As criancas nao vêem além. Elas se contentam com o que o momento lhes oferece e o aproveitam ao máximo...a nao ser que já tenhamos lhes enfiado estas coisas de adulto em suas cabecinhas.
    Isto é algo que nao deveríamos perder (e o fazemos de propósito, obrigados pelos estándares que deixamos os outros impôr sobre nós) ao nos tornarmos adultos, pois isto nos rouba toda a verdadeira diversao e  a sanidade, a percepcao dos pequenos milagres que acontecem todo dia em nossa existência e a importância que eles têm em nossa formacao como seres humanos melhores.

Nenhum comentário: