domingo, 26 de março de 2017

"Ser humano"

    Bom, nao é que tenha sido abducida por um ovni ou coisa parecida. Simplesmemnte, as férias se esticaram mais um pouquinho do calculado e voltamos às postagens nos finais de semana, pois a semana também ficou meio complicada, pelo menos mais do que os fins de semana, entao... E depois, acho que sábados e domingos sao dias ideais pra sentar e ler algguma coisa. Eu mesma estou curtindo um livro agora, coisa que nao fazia há muito, muito tempo!... Entao, retomando os velhos hábitos e semana que vem com contos novos. Estas férias fizeram muito bem ao meu corpo, minha mente, meu espírito e à minha inspiracao, definitivamente.
    Entao, voltando neste dia fresco, ensolarado e tranquilo, aqui vai a da semana:



    O ruim de querer ser perfeito -o que, diga-se de passagem, é totalmente impossível, nao importa o que digam- ou ter um sucesso sem impedimentos, de lutar com tanto desespero para dar esta imagem, é que com o passar do tempo, a gente acaba se transformando num tirano monstruoso com nós mesmos e com os outros e em prol desta imagem, desta meta que acreditamos, ingenuamente, nos fará ser aceitos e amados, e até perdoados por Deus, quem nos abrirá as portas do paraíso terrenal e celestial... Crasso erro! Porque, invariávelmente, chegará um momento en que a situacao se tornará tao exigente, com padroes tao altos e cruéis de comportamento, tao tiranos e punitivos, que a situacao vai se tornar insustentável. pois o conflito entre o que somos -falíveis, fracos, imperfeitos- e o que achamos que deveriamos ser para os outros -e para Deus- ficará tao violento que acabará por quebrar-nos. Este tipo de atitude nos nega o direito de dizer "nao", "estou cansado", "nao aceito isto", "nao quero esta situacao", "eu sou mais importante", nos pune por ter sentimentos que seriam "pouco nobres", por "falhar", por mudar de idéia ou nao concordar com a opiniao de outros.
   Somos simples humanos e tudo que podemos fazer, como diz a magnífica Judi Dench no filme do Hotel Marygold, es levantar-nos cada manha e tentar fazer o melhor possível, com fe, persistência, alegría e serenidade. Isso já é suficiente, porque significa aceitar e trabalhar com esta humanidade cheia de imperfeicoes e belezas que precisamos aprender a equilibrar para desfrutar de uma existência, plena, digna, e tranquila, produtiva, sem culpas, castigos nem cobrancas.
    Isso é ser humano.

Nenhum comentário: