domingo, 13 de novembro de 2016

"Ficar calado"

    Finalmente, os dias de tempestade comecam a ser menos freqüentes e mais suaves, o que significa que posso comecar a me concentrar em outras coisas, como por exemplo... Voltar a escrever contos!... A felicidade, a paz, o controle e o equilíbrio vao tomando conta e assim, imediatamente, a inspiracao reaparece saborosa, acordada, conectada, transbordando... E esta é uma das melhores sensacoes do mundo! Nao interessa se hoje está frío e amanha vamos cozinhar, se meu braco dói, se tem greve dos funcionários públicos e a cidade já comeca a parecer um lixao, se a grana está muito curta ou se perdi o último capítulo da novela e meu rádio preferido está fora do ar... Se tenho a inspiracao para sentar aqui e escrever o que for, para mim é o bastante. Ganho cada dia que consigo traduzir para palavras o que aparece em minha mente ao olhar à minha volta, pois é deste jeito que interajo com o mundo no qual vivo, descobrindo-o e levando-o a vocês cada semana. É deste jeito que aprendo as minhas licoes, e percebo quao maravilhosa é a vida em toda a sua diversidade trágica, alegre, corajosa, milagrosa... Entao, semana que vem tem contos novos em pazaldunate-estorias.blogspot.com!!!!



    Dizer as coisas, botar pra fora, expressar com palavras -faladas, escritas, partilhadas ou somente para si mesmo- desabafar, tirar do nosso coracao e nossa mente esses pensamentos e sentimentos que às vezes podem nos fazer tao mal se ficam no silêncio. Nao é saudável ficar calado. É bom e pode esclarecer em muito algum problema se o escutamos ou lemos, se o conversamos, pois é como ter um outro ponto de vista, uma visao mais fresca, outras possibilidades. Ao expôr o mais honestamente possível aquilo que nos aflige parece que a nossa percepcao e capacidade de análise melhoram e podemos acabar achando solucoes inesperadas ou entao enxergar algo que estaba bem na nossa frente e nao conseguíamos ver. A nossa mente tem mil subterfúgios e dicas para nos apontar os nossos conflitos, e às vezes até se alia com o nosso corpo para se fazer ouvir e ser atendida. Por isso precisamos prestar atencao, ter coragem e admitir estes problemas, expô-los e encará-los para lidar com eles e assim melhorar a nossa qualidade de vida. Nada pior do que um segredo negativo dando voltas e aparecendo sem aviso em nossa vida.
    Eu nao sei se algum dia ainda vou ganhar algum dinheiro escrevendo, um prêmio ou um emprego, mas do que sim tenho absoluta certeza é de que escrever tem sido a minha salvacao psicológica, espiritual e até física inúmeras vezes, pelo qual tem se transformado em muito mais do que um hobby, um talento ou uma esperanca de reconhecimento. É uma necessidade, uma rotina vital para meu equilíbrio emocional e físico, para manter a minha conexao e empatía com o mundo e as pessoas. Nao posso parar de escrever, de desabafar em palavras sobre um papel (porque eu escrevo todos meus originais em cadernos, por mais jurássico que pareca. A conexao entre a mao, a caneta e a folha em branco é quase mágica) pois somente assim me encontro a mim mesma e sou capaz de resolver -ou pelo menos lidar- meus conflitos, dúvidas, insegurancas, perdas e frustracoes, assim como também comemorar meus sucessos e descobertas, as licoes que aprendo e a presenca divina em cada passo que dou. Toda vez que escrevo sobre o que me aflige, acabo encontrando alguma resposta, uma saída ou, pelo menos, paz e consolo até chegar à solucao do problema.
    Por isso, ficar com as coisas guardadas -e o afirmo por experiência própria- é quase um suicídio. E suponho que isto deve valer para todos, pois tem milhares de pessoas doentes e infelizes, que nao vivem nem prosperam por manter caladas essas vozes e essas imagens que, quem sabe sob a luz do exterior, sumiriam feito fantasmas. O segredo nos rouba a energía, a tranquilidade, a creatividade, o equilíbrio... E, realmente, por esse preco, nao vale a pena ficar calado.

Nenhum comentário: