terça-feira, 15 de setembro de 2009

Mas eu não acredito em Deus!

E por último, a terceira crônica. Tomara que não tenham uma indigestão!...

"Mas eu não acredito em Deus!", exclama o advogado sentado diante do sábio chinês. E o sábio, sorrindo gentilmente, como todos os sábios, lhe responde: "Você acredita na justiça? Acredita na compaixão, na bondade, na alegria de viver? Acredita na solidariedade, no perdão, na honestidade?"... E o advogado, um pouco surpreso, exclama: "Mas é claro que acredito!". O sábio, então, acrescenta: "Você acredita no amor?". E o advogado, sorrindo, responde: "Nisso eu acredito acima de tudo!". O sábio, colocando uma mão no ombro do advogado diz, com os olhos brilhando e um sorriso meio maroto em seus lábios enrugados: "Então, meu filho, você acredita em Deus, porque Ele é tudo isso."
"Pois é...", pensei, quando a câmera fechou no rosto surpreso e iluminado do advogado, protagonista um tanto quanto "sui géneris" do seriado que leva seu nome. "Pois é, Deus é tudo isso, esses são seus mil nomes e rostos, suas inúmeras vozes e movimentos." Não é preciso freqüentar uma igreja ou seguir uma religião, vestir um hábito ou se trancar num mosteiro -mesmo se essas opções são tão válidas quanto as daqueles que se dizem ateus mas praticam o bem e levam uma vida digna e honesta- para proclamar que se acredita em Deus ou em qualquer força divina superior. Levante uma pedra e você encontrará Deus, tenha ele um nome ou não! Pois o divino impregna cada segundo da nossa história, quer percebamos ou não, cada um dos nossos impulsos gerados pelo amor, grandes ou pequenos, divulgados ou não.
O bem nunca passa despercebido, nunca acontece sem deixar alguma conseqüência. A sua semente, mesmo microscópics, sempre criará raízes, não importa quanto tempo demore, e acabará por dar frutos que serão capazes de saciar a fome do mundo. Deus não tem nome, não tem rosto, não tem voz, porque Ele é todos os nomes, todos os rostos e as vozes ao nosso redor, agora e sempre, e quem escolher o bem em qualquer uma das suas manifestações, estará escolhendo e testemunhando Deus, não importa se jamais pôs um pé dentro de uma igreja.

2 comentários:

Vradson Castro disse...

eu acredito... da minha maneira, mas acredito.... ^^ tudo bem Paz?
estou com saudades, méstra!
e o PUTZ! aqui esta pra ser estreado já, só me falta marcar a data...
beijoss... e fique em paz

Paz Aldunate - Palavras disse...

Meu querido carequinha!:
Mas que alegria saber de vc! Estou morrendo de saudade também!... por favor, me avise a data da estréia e me escreva para contar como é que foi, ok?. Um baijão para vc e merda na estréia!.