terça-feira, 15 de setembro de 2009

Surpresas e milagres

E aqui vai o segundo brinde, espero que gostem.

Animais e plantas são sempre uma surpresa e um milagre. Por exemplo: chove tanto nestes dias que o verde começa a explodir por entre as frestas da calçada e das paredes, ameaçando tomar conta de tudo feito un carnaval fora de época. O milagre da vida que espia e nos chama por trás das grades das nossas prisões... A esperança que nunca morre. O gato, acaçapado atrás da moita, que espia a enorme e suculenta borboleta amarela, avança em câmera lenta, com a pança arrastando no chão, olhos fixos no inseto. Pára, preparando o bote, e finalmente dá um pulo, uma pirueta e a sua garra quase a alcança... Mas ela escapa, dançando zombeteira pelo ar. Dou risada do seu fracaso enquanto ele senta e suspira, decepcionado, olhando de longe as asas amarelas que parecem rir dele... Um show e tanto!.
A natureza sempre nos presenteia com coisas que não esperamos ver ou perceber, encontros e episódios cheios de revelações e dicas para que vivamos melhor. Tem que se prestar atenção, então, e parar de olhar só para o próprio umbigo!... O João-de-barro construindo a sua casinha, o pinheiro coberto de gotas de chuva, brilhando feito uma árvore de natal antecipada. Entrar embaixo dele e olhar seus galhos molhados é uma festa para os sentidos!... Os dois cachorros vira-latas brincando na grama da praça feito crianças. Correm, pulam, rolam, latem, alheios a todo o resto... As tartarugas tomando sol nas pedras do laguinho artificial, vindo comer biscoito na minha mão, me encarando com aqueles olhinhos pretos e brilhantes, sem perder um só dos meus movimentos...
Há uma tal inocência e serenidade nessas imagens, um sentido de realidade e certeza tão grandes -pois não visam convencer nem vender nada para ninguém, estão ali de graça, simplesmente porque é seu momento de acontecer- que adquirem um valor inestimável. São o que são em seu presente e esse é seu maior mérito. Cabe a nós ter a percepção disto e usufruir delas, pois são as coisas que acontecem ao nosso redor que nos fazem sentir-nos vivos, conectados, amados e abertos a todas as possibilidades e desafios, desde que participemos delas.

Nenhum comentário: